Lisboa, 17 jan 2015 (Ecclesia) – A Paróquia de Alfragide, no Patriarcado de Lisboa, vai acolher hoje um monge da Comunidade ecuménica de Taizé, o irmão Alcides, que se encontra de visita a Portugal desde o dia 10 deste mês.
Esta visita culmina uma série de encontros que foram realizados por este e outro membro daquela comunidade ecuménica, o irmão David, a algumas paróquias do país, “encorajando todos aqueles que encontram a viver e a aprofundar a oração e a solidariedade, que são duas vertentes essenciais na vocação da comunidade”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“Através destas visitas, os irmãos procuram também ajudar os jovens a dar continuidade aos encontros de Taizé na sua igreja local”, acrescenta a nota.
O irmão Alcides visita o núcleo Refood, em Alfragide, pelas 15h00 e meia hora mais tarde tem um encontro com o agrupamento de escuteiros (CNE 412).
O encontro com as irmãs da Consolata, no Zambujal, vai ser pelas 16h30 e duas horas depois dá um testemunho na igreja da Divina Misericórdia.
Do programa do acolhimento deste sábado, faz parte uma oração comunitária com cantos da comunidade de Taizé, pelas 21h15.
A Paróquia de Alfragide realiza, “ininterruptamente”, desde o Encontro Europeu de Lisboa em 2004, uma vigília de oração mensal, inspirada no modelo da oração comunitária de Taizé.
Além disso, no presente ano, um “expressivo número de paroquianos, jovens e adultos, participaram num encontro de uma semana, em Taizé, no sul da França”, sublinha o comunicado.
LFS