Lisboa: Padres Paulistas assumem paróquia com uma «multidão de culturas», no Cais do Sodré

Patriarca presidiu à tomada de posse dos novos párocos que apontam para projetos na área da Bíblia, da comunicação e com os jovens

Lisboa 15 jan 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa presidiu à tomada de posse dos novos responsáveis pela Paróquia de São Paulo, no Cais do Sodré, um local com uma “multidão de culturas”, confiada a dois padres Paulistas, Tiago Melo e José André.

Para o patriarca de Lisboa, confiar a paróquia que está situada no Cais do Sodré a dois padres da Sociedade de São Paulo é um desafio inerente ao “carisma que lhes foi transmitido” pelo fundador e uma “bênção para a Igreja de Lisboa”.

“Os desafios pastorais que se colocam à sociedade de São Paulo, a partir de hoje responsável pela pastoral e pelo caminho espiritual desta comunidade, é um desafio que está inerente ao Evangelho e ao próprio carisma que lhes foi transmitido pelo beato Tiago Alberione, que é fazer chegar a todo o homem e a toda a mulher a presença e do amor de Deus, a misericórdia de Jesus Cristo Bom Pastor e nosso Mestre”, disse D. Rui Valério.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o patriarca de Lisboa valorizou a utilização dos meios de comunicação no trabalho pastoral na Baixa de Lisboa, uma “zona tão bela, tão próxima do Tejo, com horizontes rasgados pelo mundo além, onde diariamente chegam centenas e centenas de mulheres e homens, mais jovens, mais crianças, de todos os cantos do mundo”.

Para o patriarca de Lisboa, o desafio lançado aos dois sacerdotes da Sociedade de São Paulo “é sobretudo uma bênção para a Igreja de Lisboa”, que tem dois padres que “se orientam pela sede de transmitir o Evangelho” num dos “principais polos de chegada e de passagem de vida e de permanência de tantas pessoas” .

Para o padre Tiago Melo, moderador na Paróquia de São Paulo, o trabalho pastoral que projetam para a região passa pela meditação e reflexão da Bíblia, pela comunicação e cultura e pelo propósito de fazer comunidade com os mais jovens.

“Esta paróquia está localizada numa zona muito próxima onde há uma multidão de culturas, de vozes, de corações, e queremos ser essa presença de Paulo com os jovens, à luz das Sagradas Escrituras, na cultura da comunicação”, indicou o padre Tiago Melo.

Para o sacerdote, a Paróquia de São Paulo, não é uma paróquia geográfica, mas “uma paróquia carismática”, que quer ser um laboratório na área da comunicação e “elaborar projetos para a comunicação na Igreja”, convidar os jovens para a reflexão, a oração ou o estudo e promover a aproximação com todos os que quiserem “fazer comunidade”.

“É esse espaço que vamos aos poucos criar e contamos com a ajuda de todos”, afirmou o padre Tiago Melo.

Para o padre José André, pároco “in solidum” com o padre Tiago Melo, animar pastoralmente a zona do Cais do Sodré é um desafio que “enche de orgulho” e estimula “dialogar com outras culturas e com outras realidades”.

“A Igreja de São Paulo, no Cais do Sodré, zona transformada da cidade, é esse o grande desafio: saber comunicar com outra cultura, com outra realidade”, indicou o padre José André.

O sacerdote da Sociedade de São Paulo afirma que, mesmo não sendo grande o número de paroquianos, existe “uma outra realidade” à qual são chamados a “ir anunciar o Evangelho”, cumprindo o mandato do fundador: “Falar de tudo cristamente, não apenas de Cristo”.

O padre José André valorizou também as tradições do Bairro da Bica, onde se insere a paróquia, com as quais querem “dialogar” e “ser fermento.

A Sociedade de São Paulo foi fundada pelo Beato Tiago Alberione, em Itália, tem por patrono São Paulo e está em Portugal há 80 anos.

PR

Partilhar:
Scroll to Top