Lisboa: Novo bispo do Mindelo vai ser ordenado a 3 de Abril

D. José Policarpo, que preside à cerimónia, enviou carta aos católicos da capital portuguesa

Lisboa, 22 Mar (Ecclesia) – O novo bispo do Mindelo (Cabo Verde), D. Ildo Fortes, vai ser ordenado em Lisboa no próximo dia 3 de Abril, numa cerimónia presidida por D. José Policarpo na igreja de São Vicente de Fora.

O anúncio foi feito pelo próprio cardeal-patriarca, em carta enviada aos párocos e às comunidades cristãs, hoje dada a conhecer pelo site oficial da diocese, na qual se recorda que o novo bispo faz parte do presbitério de Lisboa.

D. Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes, de 46 anos, foi nomeado bispo da diocese do Mindelo por Bento XVI no dia 25 de Janeiro, colocando um ponto final ao vazio criado desde Julho de 2009, devido à transferência de D. Arlindo Gomes Furtado para a diocese de Santiago de Cabo Verde.

O novo bispo nasceu a 13 de Dezembro de 1964, na ilha do Sal, Cabo Verde, tendo feito o seu percurso de preparação para o sacerdócio nos seminários de Caparide, de Almada e dos Olivais.

O cardeal-patriarca de Lisboa recorda esse percurso e deixa votos de que a ordenação episcopal possa “suscitar um maior empenho na causa missionária”.

“Temos mais um motivo para nos empenharmos na solicitude por esta nova Diocese, que encontra as suas origens cristãs na missionação portuguesa”, refere.

Na mensagem que escreveu para a Quaresma, D. José Policarpo tinha anunciado que a renúncia quaresmal deste ano vai ser aplicada de forma especial na diocese do Mindelo, criada em 2003, por João Paulo II, englobando 166 mil habitantes (149 mil católicos, segundo o Vaticano).

Na carta agora enviada, o cardeal-patriarca pede às comunidades católicas que encontrem “formas concretas” de manifestar a “D. Ildo e à Igreja de que vai ser pastor” a sua “amizade”  e “compromisso de comunhão eclesial”.

D. Ildo Fortes foi entrevistado esta segunda-feira pelo programa ECCLESIA, na RTP 2.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top