Festa da Comunidade Vida e Paz oferece refeições, animação e também sacos-camas e mantas
Lisboa, 17 dez 2011 (Ecclesia) – Os sem-abrigo de Lisboa terão “um pouco mais de calor neste Natal” com a festa que a Comunidade Vida e Paz (CVP) lhes proporciona este fim de semana, na capital portuguesa.
Na cantina 1 da Universidade de Lisboa está a decorrer, de sexta-feira a domingo, a festa de Natal dos «convidados» desta associação – “uma forma carinhosa de tratar os sem-abrigo” -, disse à Agência ECCLESIA Célia Sirgado, elemento da organização desta festa.
Este ano, a CVP espera um maior número de pessoas nas refeições porque a “crise agudizou-se”, e recorda que estes “momentos de felicidade” só são possíveis devidos aos benfeitores (empresas e particulares).
Com este “auxílio precioso”, Célia Sirgado refere que foram doados cerca de 1500 quilos de batatas e 420 quilos de bacalhau, assim como “mimos” que os sem-abrigo irão receber.
Como na época natalícia as pessoas “gostam de receber prendas”, a Comunidade Vida e Paz irá também distribuir “sacos-cama, mantas e roupa interior”, frisou este elemento da organização.
Para que o Natal seja “mais térmico”, a festa terá também animação com artistas convidados.
A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, nascida em 1989 e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa.
Dedica-se à recuperação das pessoas Sem-Abrigo tendo por objetivo último, “num projeto de reencaminhamento para a esperança, a sua reinserção familiar, social, escolar e profissional”.
Todos os dias, várias equipas deslocam-se para a rua para apoiar, algumas centenas de pessoas que “dormem nas ruas de Lisboa”, disse.
Desde o início das atividades solidárias, “os registos” indicam que a CVP já conseguiu “tirar da rua, cerca de 1800 pessoas”.
LFS