Através de um protocolo entre o Patriarcado e o Secretariado diocesano do Ensino Religioso Escolar
Lisboa, 06 jul 2019 (Ecclesia) – Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vão passar a usufruir, no próximo ano letivo, de visitas gratuitas ao museu do Patriarcado de Lisboa, situado no Mosteiro de São Vicente de Fora.
De acordo com uma nota informativa publicada na página online do Educris – Fundação Nacional da Educação Cristã, na base desta novidade está um protocolo assinado entre o referido museu e o SDER – Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar.
Este acordo permitirá “uma visita especializada para cada grupo de alunos a partir das unidades letivas abordadas em contexto de sala de aula”, pode ler-se.
Numa reação ao protocolo, o SDER lembra que “a saída do espaço escolar é uma das estratégias pedagógicas que mais estimula os alunos no processo ensino aprendizagem”, constituindo assim “um recurso pedagógico – científico fundamental para a disciplina de EMRC”.
A mesma entidade adianta ainda que o Museu do Patriarcado vai disponibilizar “apoio na elaboração dos roteiros dos diferentes anos letivos” para os professores que assim o solicitem.
Para que “fiquem a conhecer melhor a história do Patriarcado que se funde com a história da própria cidade”.
As visitas ao Museu do Mosteiro de São Vicente de Fora, refere o Educris, podem ser feitas de 3.ª a 6.ª feira entre as 10h00 e as 17h00.
JCP