Lisboa: Museu de Santo António reabre ao público

Lisboa, 18 jul 2014 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Lisboa reabre hoje, às 18h00, o Museu dedicado a Santo António, encerrado desde janeiro para obras, com a presença do edil, António Costa, e de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa.

Os visitantes vão contar com um espaço ampliado e uma nova exposição permanente para além de passar a contar também com um centro de documentação dedicado ao santo nascido em Lisboa.

Na exposição para além dos milagres, das tradições e festividades associados ao santo português o circuito fica completo com a leitura dos milagres de Santo António pelas vozes da cantora brasileira Maria Bethânia, da fadista Carminho e do ator João D’Avilla.

O Museu de Santo António, contíguo à igreja com o mesmo nome, é reaberto depois de obras de ampliação desde janeiro deste ano.

Entre manifestações mais eruditas e outras de caráter mais popular, “o espólio deste museu é constituído por pintura, escultura, imaginária, cerâmica, alfaias litúrgicas e azulejo subordinados à temática antoniana, entre”, explica a CML.

Na azulejaria, a CML, destaca o painel de "Santo António pregando aos peixes", de meados do século XVII, “polícromo e testemunho da presença de Santo António na arte popular” assim como “um registo setecentista rococó, posterior ao terramoto de 1755”.

O Museu de Santo António, inaugurado nos anos 80 do século passado, foi uma iniciativa camarária e “pretende espelhar as várias formas artísticas que assumiu a devoção dos lisboetas por Santo António”, acrescentam.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top