Lisboa: Museu comemora nascimento de Santo António

Lisboa, 14 ago 2019 (Ecclesia) – O Museu de Santo António em Lisboa assinala hoje e amanhã (14 e 15 de agosto) o nascimento do seu padroeiro com visitas guiadas, projeção de filmes, concertos e uma atividades para as famílias.

No programa enviado à Agência ECCLESIA, o Museu de Lisboa – Santo António informa que a iniciativa ‘O Santo faz anos’ começa com uma visita à iconografia e atributos de Santo António, às 17h00 desta quarta-feira (reserva obrigatória).

Ainda hoje o mesmo Museu projeta o filme ‘Santo António, Guerreiro de Deus’, do realizador italiano Antonello Belluco, a partir das 21h30, no Largo de Santo António da Sé, num espetáculo com entrada livre.

Amanhã, 15 de agosto,  dia da Assunção de Nossa Senhora (feriado), o programa começa com a atividade ‘a Árvore da família’, às 15h00, duas horas depois começa o festival de animação para miúdos e graúdos ‘Best of Monstrinha’, iniciativa de entrada livre mas sujeita à capacidade do espaço.

‘O Santo faz anos’ e as comemorações do nascimento de Santo António de Lisboa terminam com o concerto da fadista Raquel Tavares, a partir das 21h30, na igreja dedicada ao santo franciscano, e com transmissão em direto no Largo de Santo António da Sé.

Até ao dia 1 de setembro, o Museu de Santo António, em Lisboa, vai funcionar em regime de horário alargado para dar conhecer a vida do santo português, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00.

O santo franciscano nasceu em Lisboa, em 1195, perto da Sé e foi batizado com o nome de Fernando; faleceu a 13 de junho de 1231 e foi sepultado em Pádua (Itália), onde são veneradas as suas relíquias.

Na Itália, Santo António destacou-se como pregador e primeiro professor de Teologia da ordem franciscana recém-fundada por São Francisco de Assis; em 1946, Pio XII proclamou-o como “doutor da igreja universal”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico).

CB

Partilhar:
Scroll to Top