Lisboa, 06 out 2025 (Ecclesia) – D. Erik Varden, monge trapista, uma das vozes espirituais “mais respeitadas da atualidade”, vai proferir duas conferências na capital portuguesa, anunciou o Patriarcado de Lisboa, através da Comissão do Jubileu 2025 e em parceria com várias entidades.
A passagem pela capital portuguesa de D. Erik Varden, bispo norueguês, acontece hoje e esta terça-feira, dias 6 e 7 de outubro, com dois momentos de encontro, reflexão e diálogo abertos ao público, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O monge trapista vai estar esta segunda-feira, na Catedral de Lisboa, às 19h30, e, no dia seguinte, no Auditório 511, Universidade Católica Portuguesa (SBE), às 19h00.
Nascido na Noruega em 1974, D. Erik Varden cresceu numa família protestante não praticante e a sua conversão ao catolicismo foi impulsionada por uma intensa procura espiritual, despertada aos 16 anos por uma audição da Sinfonia n.º 2 de Mahler.
Entrou na vida monástica em 2002, foi ordenado sacerdote em 2011 e, mais tarde, abade da Abadia de Mount Saint Bernard, em Inglaterra. Em 2019, foi nomeado bispo e prelado de Trondheim pelo Papa Francisco.
Com uma sólida formação académica (Cambridge, Paris e Roma), é professor, conferencista e uma referência no campo da espiritualidade cristã contemporânea. Desde 2024, preside à Conferência Episcopal Nórdica e foi recentemente nomeado membro do Dicastério para o Clero.
É autor de vários livros traduzidos internacionalmente, entre os quais: «Romper a Solidão – sobre a memória cristã» (Lucerna); «Redeeming Freedom» (2011) e «Entering the Twofold Mystery» (2021) e «Healing Wounds» (2025).
LFS
Conferências de D. Erik Varden,
– 6 de outubro – 19h30 – Sé Catedral de Lisboa – 7 de outubro – 19h00 – Auditório 511, Universidade Católica Portuguesa (SBE) |
Igreja: «Ser católico é entender-se como vulnerável» – D. Erik Varden