Lisboa: Missão nas paróquias franciscanas de Marvila

Lisboa, 21 Fev (Ecclesia) – O Vale de Chelas, em Lisboa, acolheu nos últimos dias uma «Semana Missionária», promovida pelas paróquias confiadas aos franciscanos, o Sector de Animação Missionária do patriarcado (SAMP) e os Institutos Missionários ad gentes.

O padre Tony Neves, director do SAMP, refere que o trabalho destes dias decorreu dentro e fora da Igreja, em espaços como supermercados ou escolas, por exemplo.

D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, presidiu à abertura oficial desta semana com um apelo à Missão, que se concretizou, ao longo dos dias, com a presença de missionários (padres, irmãs e leigos) nas eucaristias das três grandes comunidades locais (S. Maximiliano Kolbe, S. Beatriz e S. Clara).

Uma equipa esteve presente num espaço comercial, com o projecto «Doce Missão».

“Foi um momento de sensibilização, de gerar perguntas e inquietações, de provocar o encontro com ali só vinha fazer compras, em tempo de crise”, assinala Tony Neves.

Visitas a idosos, doentes e famílias da zona, juntamente com vigílias de oração, acções de formação, sensibilização missionária e testemunho deram vida a esta iniciativa, que contou ainda com uma “festa missionária” para os mais novos.

A zona de Chelas é assistida pastoralmente por cinco franciscanos da Itália, da Roménia e de Portugal, que ali vivem comunitariamente.

TN/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top