Projeto decorre este ano junto de pessoas mais necessitadas da Paróquia de Marvila
Lisboa, 27 dez 2016 (Ecclesia) – A Paróquia de Marvila vai acolher esta quarta-feira uma nova edição do projeto ‘Missão Lx’, que desafia os jovens a transformarem o tempo de Natal “em missão, em ação”, no encontro com quem mais precisa.
Em entrevista ao Programa ECCLESIA, o padre Hugo Gonçalves, prefeito do Seminário de São José de Caparide, do Patriarcado de Lisboa, destaca a importância de ajudar os mais novos a “darem sentido ao Natal que viveram uns dias antes”.
Em Marvila, o objetivo será ir ao “encontro dos mais pobres, dos que estão mais sós, dos mais idosos, dos doentes”.
Os participantes serão também desafiados a ir “de porta em porta ao encontro das pessoas nas suas casas” e a promoverem “animação de rua”.
“As atividades vão ser muito variadas e tentam sempre ir ao encontro das pessoas que estão mais afastadas, que eventualmente estão mais distraídas para lhes lembrar do verdadeiro sentido do Natal, para lhes lembrar que Jesus também está presente no meio delas e vai ao encontro delas”, explica o padre Hugo Gonçalves.
Criada em 2010 na comunidade de Famões, a ‘Missão Lx’ já passou por paróquias como Algés, Alcabideche e Óbidos, além de diversas paróquias da Baixa de Lisboa.
De acordo com o sacerdote, o projeto surgiu como forma de responder a uma necessidade que os jovens já manifestavam.
“A Paróquia de Famões tem um projeto missionário com Angola, e havia muitos jovens que gostavam de fazer missão mas não tinham maturidade”, conta aquele responsável que destaca os resultados positivos que têm surgido.
“Tem sido uma surpresa muito grande perceber que os jovens querem cada vez mais viver estas experiências, viver experiências fortes que os ponham mais em contacto com a sua fé, que os desafiem. Eles vêm para levar Jesus mas acabam por ser encontrados por Jesus e aprofundar a sua pertença à Igreja e a Jesus”, acrescenta.
Outra mais-valia é a dinâmica que este género de iniciativas leva às comunidades de acolhimento, já que os cerca de 50 jovens inscritos na ‘Missão LX’ vão ser acolhidos por famílias da Paróquia de Marvila.
No programa da atividade, que se vai prolongar até 01 de janeiro, estão incluídas atividades para as famílias e abertas a toda a paróquia, como a festa da passagem de ano.
A ‘Missão LX’ é direcionada a jovens entre os 14 e os 25 anos, sendo essa a “única restrição” a registar.
“Tenham ou não uma pertença religiosa mais visível, sejam ou não da Diocese de Lisboa, já tivemos em outros anos jovens vindos de Leiria, Coimbra, de Viseu, este ano temos algumas inscrições que não são do território de Lisboa”, adianta o padre Hugo Gonçalves.
O projeto ‘Missão LX’ está em destaque no Programa ECCLESIA desta quarta-feira, a partir das 15h00 na RTP2.
HM/JCP