«Tens capacidade para mais, tens capacidade para ir mais longe» – D. Rui Valério
Vila Franca de Xira, 26 nov 2023 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promoveu hoje, em Vila Franca de Xira, a celebração diocesana do Dia Mundial da Juventude, que uniu cerca de 3 mil participantes, que se uniram numa caminhada pela paz.
“Tens capacidade para mais, tens capacidade para ir mais longe”, declarou D. Rui Valério, na Missa a que presidiu durante o encontro.
O patriarca de Lisboa agradeceu a presença dos participantes, de toda a diocese.
“A jornada de hoje mostrou que continuamos a estar à altura da JMJ?”, perguntou à multidão, que se uniu para responder “sim”.
No primeiro encontro após a Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa acolheu no último mês de agosto, os jovens presentes concentraram-se no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, após vários workshops dirigidos a jovens entre os 15 e os 30 anos.
A celebração diocesana contou com um espaço de confissões, o ‘Parque do Perdão’, e uma Feira Vocacional, além de um concerto do músico e compositor Buba Espinho, antes da Missa presidida pelo patriarca de Lisboa.
Na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, D. Rui Valério apresentou uma reflexão sobre o “amor de Jesus” por cada pessoa, que “não é uma teoria, uma abstração”.
“O amor que hoje contemplamos, celebramos e agradecemos é um amor real, concreto”, indicou na sua homilia.
O patriarca disse aos jovens que Cristo é alguém “para todas as horas”, que se faz sempre presente na vida.
“Se andas perdido, é Ele que vai à tua procura. Se te sentes só, é Ele que te faz companhia”, apontou.
D. Rui Valério sublinhou que a fé em Jesus é uma força “poderosíssima”, que oferecer uma vida nova e supera a morte.
“Somos desafiados a fazer frente à morte da indiferença”, apelou, destacando a importância da “identificação com o outro”.
O responsável concluiu a Eucaristia com um convite à participação na peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, no dia 10 de dezembro.
O Patriarcado de Lisboa lançou este domingo uma nova proposta da pastoral juvenil, universitária e vocacional, intitulada ‘E AGORA? – Um mapa para ler a Jornada’.
O itinerário para a juventude é apresentado como “uma proposta para rezar, aprofundar a fé, servir e olhar o mundo.
OC