Lisboa, 01 abr 2015 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) deu posse esta terça-feira aos 17 membros do Conselho Consultivo do Voluntariado, personalidades de diversas áreas – civis, religiosas e caritativas – da sociedade portuguesa, no Instituto São João de Deus.
“O debate de temas relacionados com o voluntariado e a produção de opinião face aos acontecimentos da sociedade civil que envolvem e cruzam as dinâmicas de voluntariado, por parte de entidades e personalidades relevantes da sociedade portuguesa”, é o objetivo do Conselho Consultivo do Voluntariado.
Entre os 17 membros do Conselho Consultivo do Voluntariado destacam-se nomes como o professor Adriano Moreira; Isabel Jonet; o professor José Viriato Soromenho-Marques; Guilherme de Oliveira Martins; a jornalista Fernanda Freitas; Maria José Ritta; o padre Victor Feytor Pinto.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a CPV enumera sete objetivos concretos do conselho como “contribuir” para a “preservação e atualização” da identidade do voluntariado, através da reflexão e debate, e “elaborar recomendações” para a ação da confederação.
O órgão criado em janeiro de 2015 tem ainda como objetivo contribuir para intensifica o “papel do voluntariado” na sociedade portuguesa, evidenciar os diversos contributos para o “desenvolvimento da cidadania” e dar “visibilidade à reflexão nacional”.
A CPV congrega 25 organizações de voluntariado e promotoras de voluntariado – associações singulares, federações e confederações – com variados objetos de atuação, de âmbito nacional, e foi constituída a 19 de janeiro de 2007
CB