Lisboa, 29 out 2014 (Ecclesia) – A igreja de São Roque, em Lisboa, vai receber esta sexta-feira pelas 21h00 a “estreia moderna mundial” de todas as obras do programa ‘Mater Dolorosa – Música para a Solenidade de Nossa Senhora da Piedade’ de Antonio Tedeschi.
“[O concerto pretende] recuperar o esplendor da capela Real Portuguesa no século XVIII, dando a ouvir em primeira audição moderna obras de António Tedeschi, um dos compositores da Capela Real. No caso a reconstituição das vésperas de Nossa Senhora da Piedade” explica o diretor musical Fernando Miguel Jalôto, sobre a atividade inserida na 26ª edição da Temporada de Música em São Roque.
O comunicado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), enviado hoje à Agência ECCLESIA, revela que a “estreia moderna mundial” de ‘Mater Dolorosa: Música para a Solenidade de Nossa Senhora da Piedade’, de Antonio Tedeschi (1702-1770), vai ser interpretado pelo grupo Ludovice Ensemble.
No dia 1 de novembro, o programa da 26ª edição da Temporada de Música em São Roque, continua com a leitura da “Liturgia de Santo António”, pelo Coro Gregoriano de Lisboa, a partir das 16h00, no Convento de São Pedro de Alcântara, um dos cenários que é novidade na edição deste ano.
No espetáculo com a direção de Armando Possante e declamação de Luís Madureira vão ainda ser lidos “excertos do “Sermão de Santo António aos peixes”, do Padre António Vieira”, acrescenta o comunicado.
A programação inclui a ‘Grandiosa Missa’, do EnsembleMPMP, onde vão ser apresentas obras corais sinfónicas para coro e orquestra, no domingo, dia 2 de novembro, pelas 19h00.
O concerto vai ser dirigido por Jan Wierzba com comentários de Alexandre Delgado.
A SCML destaca também que a 26ª edição da Temporada Música em São Roque, que termina no dia 9 de novembro, “reafirma valores que têm inspirado a sua programação” como o apoio à difusão da música portuguesa, antiga e contemporânea e o “incentivo para a descoberta do património arquitetónico e artístico” da instituição.
CB