Lisboa: Marcelo Rebelo de Sousa vai continuar «percurso espiritual» de visita às Igrejas

Presidente da república participou em cerimónia ecuménica em igreja presbiteriana da Escócia

Lisboa, 06 jan 2017 (Ecclesia) – O presidente da República participou hoje numa cerimónia ecuménica com os fiéis presbiterianos da Igreja da Escócia e das Igreja Ortodoxas da Ucrânia e de Língua Romena, pelas celebrações natalícias do rito bizantino (7 de janeiro), na St. Andrew’s Church of Scotland, em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas, no final do encontro, que se tem sentido “muito bem” na visita às diferentes comunidades religiosas presentes em Portugal e adiantou que “brevemente” vai ter um encontro com outras igrejas cristãs protestantes e irá “novamente à mesquita e também à Comunidade Ismaelita.

“É um percurso espiritual lento”, afirmou o presidente da República, recordando que “foram 18 aquelas” que se reuniram no dia da sua tomada de posse, sem esquecer que “há muitos portugueses que não professam nenhuma religião”.

Antes, no discurso na igreja presbiteriana mais antiga de Portugal, sublinhou que o encontro ecuménico e inter-religioso a 9 de março de 2016 foi promovido “como sinal do que deve ser o respeito da liberdade religiosa em Portugal, o respeito da posição de crentes e não crentes perante a vida e a sociedade”.

Na igreja da St. Andrew’s Church of Scotland, onde começou por assinar o livro de honra, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a “grande honra num espírito de união, paz e reencontro”.

No encontro com os fiéis e responsáveis cristãos, o chefe de Estado referiu que comunga da “mesma esperança, da mesma vontade de construir mundo mais justo” e do mesmo desejo de “servir todas e todos os portugueses”, assinalando com os presentes o nascimento de Jesus Cristo.

As comunidades greco-católica e ortodoxa de tradição bizantina celebram este sábado o Natal, por seguirem o calendário juliano.

O presidente da República Portuguesa observou que esta é uma “época de reunião em família, de preferência à volta de uma mesa, rica em generosidade onde se partilha fé, amor e fraternidade”.

À Agência ECCLESIA, o reverendo Norman Hutcheson, da St. Andrew’s Church of Scotland, destacou a importância do reconhecimento que a presença de Marcelo Rebelo de Sousa deu à Igreja.

“Foi um evento ecuménico com a Igreja Ucraniana, romena, escocesa e outras igrejas, foi uma oportunidade para dizer alguma coisa sobre a unidade da Igreja”, acrescentou o ministro da Igreja Escocesa.

Por sua vez, o padre ucraniano Vasyl Bundazyak afirmou que foi uma honra participar no encontro que revela o “respeito” do presidente da República pelas comunidades religiosas em território nacional, as suas “tradições, culturas, um grande gesto”.

À Agência ECCLESIA, o padre da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Kiev, que está em Aveiro, recordou no contexto do Natal que hoje têm a Santa Ceia onde as “famílias prepararam 12 pratos, sem carne” porque “é um dia de jejum” e depois vão cantar as janeiras, ou seja “cânticos tradicionais do Natal”.

Este sábado, dia de Natal, celebram a Missa às 10h00, com a presença de “todas as famílias” que no fim se juntam numa festa maior de “famílias, amigos” e andam “de casa em casa a cantar as janeiras”.

O calendário solar juliano foi criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César e difere do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top