Lisboa, 18 Fev (Ecclesia) – O responsável pelo Serviço da Juventude do patriarcado de Lisboa, padre Carlos Gonçalves, revelou hoje que a diocese espera levar “mais de mil jovens” à próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Madrid, Espanha.
A oferta do serviço diocesano inclui duas modalidades de inscrição – entre 300 e 320 euros -, uma das quais inclui estadia na diocese espanhola de Zamora, de 11 a 15 de Agosto, antes da JMJ 2011, que decorre entre 16 e 21 do mesmo mês.
Em conferência de imprensa, o padre Carlos Gonçalves falou na “grande adesão” e entusiasmo dos jovens lisboetas, que oferecem “fundadas esperanças” para atingir mais de um milhar de inscritos.
A Jornada Mundial tem início a 16 de Agosto, com uma Missa na praça de Cibeles, de Madrid, presidida pelo arcebispo local e concelebrada pelos bispos e sacerdotes que participam na JMJ.
No dia seguinte, 17 de Agosto, os participantes na JMJ, organizados por grupos linguísticos, terão sessões de catequeses com bispos vindos de todo o mundo, incluindo Portugal, nas igrejas, colégios, auditórios e polidesportivos de Madrid.
Durante todo o dia, irão existir diversas actividades do Programa Cultural da JMJ, quando não coincidam com os eventos principais destas Jornadas.
Este plano inclui concertos, exposições, visitas guiadas a museus, teatro e muito mais.
Bento XVI estará em Madrid a partir do dia 18, quinta-feira, presidindo depois aos momentos culminantes da JMJ, nos dias 20 e 21 de Agosto.
Na noite de sábado, Bento XVI preside a uma vigília de oração no aeródromo de Cuatro Vientos, local que na manhã do dia seguinte recebe a Missa de encerramento da JMJ.
O sítio oficial do patriarcado de Lisboa para esta iniciativa é o www.lisboajmjmadrid.com, página onde se efectuam as inscrições.
OC