Lisboa: Leigos para o Desenvolvimento promovem descoberta por «Caminhos Missionários»

Visitas ao património histórico e religioso têm vertente solidária para projetos da associação católica

Lisboa, 06 out 2016 (Ecclesia) – A Associação ‘Leigos para o Desenvolvimento’ (LD) vai dinamizar uma nova edição da iniciativa ‘Caminhos Missionários’ que vai abordar os Elevadores de Lisboa e a igreja de São Paulo, nos dias 15 e 16 de outubro.

“É imperdoável não contemplar o restauro (relativamente recente) do teto desta Igreja e faz parte das nossas iniciativas levar a conhecer o património (com destaque para o religioso) menos conhecido”, explicou o presidente da Assembleia Geral dos LD.

À Agência ECCLESIA, Vasco Mina observa que a proximidade da igreja de São Paulo ao Elevador da Bica motivou a associação dos ‘Caminhos Missionários’ aos elevadores de Lisboa porque a história desses ascensores “é pouco conhecida e vale muito a pena conhecer” a evolução desse meio de transporte.

Nesse sentido, a iniciativa nos dias 15 e 16 de outubro, vai mostrar como evoluíram tecnologicamente os quatro elevadores/ascensores – Bica, Santa Justa, Glória e Lavra – mas também “o contributo que deram, e continuam a dar, à população lisboeta”.

O presidente da Assembleia Geral a associação católica Leigos para o Desenvolvimento é o guia da visita pelos ‘Caminhos Missionários’ e adianta que na caminhada entre os elevadores vão passar por vários locais que também vão ser “objeto de uma referência”.

Vasco Mina recorda que a edição anterior se realizou no âmbito da celebração dos 750 anos da Freguesia e Paróquia do Lumiar onde para além de terem visitado igreja, “com o apoio” do pároco, padre João Caniço. Foram ao Museu Nacional do Traje e ao Museu do Teatro.

A Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) começou estas visitas guiadas ao património histórico e religioso em outubro de 2014 e, segundo o entrevistado, resultaram da conciliação entre a procura de “formas alternativas ao financiamento” dos Leigos para o Desenvolvimento e do “conhecimento do património” que alguns dos membros têm.

Nesse sentido, ‘Caminhos Missionários de Lisboa – São Paulo e os Elevadores de Lisboa’ tem uma contribuição de 10€ e como o grupo tem de ser limitado a 10 pessoas os LD organizaram a visita para a tarde do dia 15 de outubro a partir das 15h30 e manhã do dia seguinte às 10h30 sendo o ponto de encontro a igreja de São Paulo.

“Encontrámos esta solução e vimos nela uma forma de partilha entre os que organizam e os que participam. Quem organiza partilha o que sabe e quem participa partilha a ajuda às missões dos Leigos”, concluiu Vasco Mina, presidente da Assembleia Geral da ONGD.

CB

Partilhar:
Scroll to Top