Lisboa, 17 jun 2021 (Ecclesia) – O livro ‘Igreja do Sagrado Coração de Jesus – Lisboa. 50 Anos de Arquitetura Religiosa Moderna / 1970 – 2020’ é apresentado hoje, às 18h00, no auditório daquela igreja de Lisboa.
A obra, elaborada no âmbito da comemoração dos 50 anos daquela igreja, vai ser apresentada pela arquiteta Madalena Cunha Matos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A igreja do Sagrado Coração de Jesus é “obra singular” da arquitetura portuguesa do século XX, “muito justamente reconhecida como Monumento Nacional em 2010”.
Com coordenação de Cátia Santana e João Alves da Cunha, o livro é prefaciado pelo cónego António Janela e conta com textos de João Alves da Cunha, João Luís Marques e Cátia Santana.
A igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, foi dedicada a 19 de junho de 1970, concluindo-se então, de forma notável, um processo iniciado em 1962 com o concurso público que atribuiu o primeiro lugar ao projeto dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira (1922-2016) e Nuno Portas (1934).
Igreja cosmopolita foi inovadora na sua inserção urbana, mas também na experimentação e uso do betão, incorporando o conhecimento técnico e as influências artísticas da época no panorama arquitetónico dos anos 1960.
O espaço da igreja e do Centro Paroquial conjuga urbanidade e interioridade, síntese de uma vontade de abrir o seu espaço central à cidade, à comunidade e à participação religiosa, no espírito do Concilio Vaticano II.
Com este livro assinala-se a comemoração dos 50 anos desta obra singular da arquitetura portuguesa do seculo XX, justamente reconhecida com o Prémio Valmor em 1975 e como Monumento Nacional em 2010.
LFS