Atividade de verão das irmãs combonianas
Lisboa, 25 ago 2014 (Ecclesia) – As Irmãs Combonianas promoveram em Camarate, na Diocese de Lisboa, uma semana de missão junto de crianças, idosos e doentes da região, com a colaboração de duas dezenas de jovens voluntários.
Para Mariana Marques, a missão teve a curiosidade de ser realizada na sua terra, onde tem a família e o seu trabalho.
Em declarações à Agência ECCLESIA, a enfermeira de 23 anos explica que a atividade serviu “para desligar” um pouco da realidade quotidiana e abraçar “novas experiências”, no apoio a quem mais precisa, principalmente junto das crianças “que é algo que gosta muito”.
A ligação da jovem a esta atividade, intitulada “Missão +”, começou há alguns anos, impulsionada pelo testemunho que escutou durante uma “vigília missionária”.
No entanto, a ideia de dedicar parte do seu tempo livre aos outros foi algo que “sempre” a “puxou” e depois de passarem os dias de missão, de convívio com outros jovens voluntários, é sempre algo que fica na memória e no coração.
“Nós sentimos a falta deles nos outros”, confessa a jovem.
De Famalicão veio Sara Silva, uma estudante também “repetente” na Missão + das irmãs combonianas.
Para a jovem, o projeto surge como uma oportunidade de, ano após ano, “sair um bocadinho do seu mundo” e passar um tempo “com os outros e também com Deus”.
“O primeiro ano foi novidade mas depois foi como regressar a casa, rever pessoas, matar saudades tanto das crianças como dos colegas, conhecer novas pessoas, é sempre diferente, há sempre coisas novas a acontecer”, descreve a voluntária.
Todos os anos, as irmãs combonianas marcam o mês de agosto com a realização de uma atividade missionária na Paróquia de Camarate, onde têm uma comunidade.
Um desafio que, segundo Sara Silva, abre os horizontes dos jovens missionários e deixa-lhes também a vontade de “continuar” a missão em casa, nas suas terras, de “quer fazer mais e melhor”.
A “Missão +” vai ser tema principal do Programa ECCLESIA desta noite, às 22h45, na Antena 1.
SN/JCP