D. Manuel Clemente presidiu à Missa das Universidades e acolhimento aos estudantes do Ensino Superior de Lisboa
Lisboa, 06 nov 2020 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu esta quinta-feira à Missa das Universidades, no acolhimento aos estudantes do ensino superior, que convidou a serem o “agora de Deus” e a valorizar “lugares e rostos” que geram encontro.
“O lema deste ano, “Levanta-te, és o agora de Deus” seja também para a vossa vida no dia a dia, que sejam o agora de Deus para colegas, professores e funcionários”, afirmou.
A Eucaristia celebrou-se na igreja de São João de Deus, em Lisboa, na qual D. Manuel Clemente destacou a oportunidade de, no “início do ano académico ouvir o que é a alegria de Deus”.
“A alegria de Deus é que nos reencontremos ou encontremos com Ele sempre mais, estamos aqui porque tivemos a graça de muitas ou poucas vezes alguém em casa ou colegas, termos este sinal de Deus que nos procura”, disse.
O cardeal-patriarca de Lisboa convidou os estudantes universitários a valorizarem os “lugares e os rostos” que proporcionam oportunidades de encontro.
“Estamos aqui porque Deus multiplica as oportunidade de encontro e é importante ficar com os lugares e os rostos onde isto continua a acontecer; cada um de nós, se continuar e crescer em Cristo, é um agora de Deus, uma oportunidade para se encontrarem com Deus e as suas vidas verdadeiramente se realizarem”, apontou.
D. Manuel Clemente desejou ainda que este ano académico, apensar de todas as limitações devido à atual pandemia, seja “cheio de ocasiões para o encontro e que a alegria de Deus aconteça nas suas vidas”.
O assistente da Pastoral Universitária de Lisboa, padre Nuno Amador, aproveitou o fim da celebração para agradecer o acolhimento na Igreja de São João de Deus, onde a “pastoral universitária passará a ter a sua casa” e convidou os jovens a “sair para dentro ao encontro de Deus e a sair para fora ao encontro dos outros”.
SN