Iniciativa visou promover participação no encontro mundial de Madrid, em 2011
O Movimento dos Jovens Cristãos da Madeira (MJCM) quis marcar presença no acolhimento à Cruz das Jornadas, dia 17, em Lisboa.
O itinerário do símbolo, este ano, não contempla aquele arquipélago, e o grupo vindo do Funchal aproveitou esta oportunidade, “já que era o lugar mais próximo”, declara Lídia Sousa.
Para esta responsável do MJCM, “a Cruz é o sinal dos cristãos, e João Paulo II, ao entregá-la aos jovens, deu-lhes a missão de serem suas testemunhas, pelo mundo”.
Os jovens madeirenses têm tido uma participação assídua nas Jornadas Mundiais da Juventude, ao longo dos anos. No próximo ano, também irão estar na edição de Madrid, entre 16 e 21 de Agosto.
A garantia é dada por Lídia Sousa, que considera “importante fazer um esforço, para que todos os que têm possibilidades possam participar”, acrescentando ainda que “os mais velhos têm de incentivar os jovens, porque eles são o futuro da Igreja”.
O Movimento dos Jovens Cristãos da Madeira conta já com 36 anos de existência. Tem pautado a sua acção pela promoção de actividades de formação humana, moral e religiosa, e pelo intercâmbio lúdico e cultural com outros grupos, a nível nacional e internacional.