Conferência conta com abertura pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente
Lisboa, 14 mar 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove a “grande conferência” ‘O Julgamento de Jesus’ que vai ser apresentada pelo reitor do Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália, hoje, pelas 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a UCP destaca que o “Julgamento de Jesus” é provavelmente o episódio jurídico “com maiores consequências na evolução da civilização ocidental”, com um “impacto profundo” no conceito de justiça e repercussões que se “sentem quer se seja crente ou não-crente”.
A Universidade Católica Portuguesa convidou o professor Joseph Weiler que na palestra de hoje vai analisar o “contexto histórico, político e jurídico” do julgamento de Jesus.
“Através de uma reflexão, sobre estas e outras questões, vai ser explorada a forma como o julgamento moldou as noções ocidentais de Justiça”, acrescenta, sobre a conferência realizada pelo diretor do LL.M. “Law in a European and Global Context” da Católica Global School of Law.
Segundo o comunicado, a conferência ‘O Julgamento de Jesus’, é proferida em inglês pelo professor Joseph Weiler mas com “tradução simultânea”, no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, e conta com a abertura pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
O professor Weiler, judeu praticante, é um dos académicos de direito mais prestigiados do mundo, desenvolvendo a sua investigação em temas de integração europeia, comércio internacional e globalização, governação transnacional e democracia e a relação entre direito e religião.
“Teve um papel decisivo no famoso caso Lautsi, perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem”, sobre o caso dos cruxifixos nas salas de aula.
CB/PR