Lisboa: Jornadas da Universidade Católica colocam Teologia «em contacto com a realidade»

Encontro tem por base o tema da literatura enquanto «grande radar que capta a experiência do mundo»

Lisboa, 04 nov 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa está a acolher hoje em Lisboa a sétima edição da Jornada de Teologia Prática, uma forma de colocar a reflexão teológica “em contacto com a realidade”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Alfredo Teixeira, diretor do Instituto Universitário de Ciências Religiosas, destaca este projeto como forma de promover o debate, promovendo “uma teologia sensível mas também pública, que procura um discurso que pode circular na praça pública e procura a sua traduzibilidade e o diálogo com os outros saberes”.

A jornada deste ano tem como tema ‘A literatura como aventura espiritual’ e reúne na Faculdade de Teologia da UCP nomes como a escritora Maria Teresa Horta, o filósofo José Gil e o padre e poeta José Tolentino Mendonça.

Destaque também para a participação de Isabel Capeloa Gil, nova reitora da Universidade Católica Portuguesa.

Uma das caraterísticas deste evento é a sua “dimensão interdisciplinar”, que segundo Alfredo Teixeira “não é um constrangimento mas uma opção”.

“Este ano escolhemos a literatura como lugar, de experiência espiritual e lugar onde podemos descobrir várias dimensões. A atividade literária é no fundo um grande laboratório, um grande radar que capta a experiência do mundo”, explica aquele responsável.

Por outro lado, a intenção é “procurar no espaço teológico modos de leitura sensíveis a essas questões que emergem da literatura”.

“A abertura à transcendência pode ser encontrada nos lugares menos esperados. O nosso objetivo não é descobrir a literatura religiosa, é descobrir na atividade literária aquilo que de mais decisivo há para a compreensão do humano e evidentemente aqui a questão de Deus não pode deixar de estar presente”, conclui.

Isabel Capeloa Gil, Pedro Braga Falcão e José Pedro Angélico integram o primeiro painel destas Jornadas de Teologia Prática da UCP, que a partir das 11h40 vai refletir sobre as “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke.

“‘Livro do Desassossego’, Bernardo Soares” será o tema em cima da mesa, a partir das 14h30, com Steffen Diz e Alexandre Palma, seguindo-se, uma hora depois, “‘Livro dos Salmos’: literatura e espiritualidade”, com Maria Teresa Horta e José Augusto Ramos.

Pelas 16h50 José Gil e António Martins abordam “O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, antes da sessão de encerramento, marcada para as 18h00, com a intervenção do diretor da Faculdade de Teologia, João Lourenço.

PR/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top