Lisboa, 23 set 2021 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, começa hoje o ano pastoral 2021-2022, com uma Eucaristia e entrega de diplomas da Escola de Leigos, às 19h00, na igreja do Sagrado Coração de Jesus.
“Este novo ano conta com novas propostas formativas, em regime presencial, online e à distância, das quais se destacam cursos destinados a formar adultos para o acolhimento e acompanhamento dos jovens tendo em vista a preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude”, assinala o IDFC na informação enviada à Agência ECCLESIA.
“’Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1,39) – O sonho missionário de chegar a todos os jovens” é o tema do novo ano, assumindo o tema do Patriarcado de Lisboa.
O cónego António Janela, presidente do IDFC, salienta que na Diocese de Lisboa vão começar “uma nova fase” orientada para o “grande encontro” da juventude, que vai ser a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude na capital portuguesa, em 2023, e a colaboração de base “na preparação do sínodo”, que se vai realizar em Roma, em 2022.
O ano pastoral 2021/2022 começa esta quinta-feira com a celebração de uma Eucaristia e entrega de diplomas aos finalistas do triénio de Bíblia e Teologia da Escola de Leigos, a partir das 19h00, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.
O IDFC indica que esta iniciativa é aberta a todos mas, por causa do contexto pandémico, “há limitação de pessoas permitidas no interior”, e pode-se reservar o lugar através de inscrição.
No início do novo ano, o Instituto Diocesano da Formação Cristã destaca a “nova imagem gráfica” do seu sítio online, que foi renovado, onde também é possível consultar “as informações essenciais” sobre os cursos e inscrever-se.
O Instituto Diocesano da Formação Cristã tem três instâncias formativas para adultos: Escola de Leigos, criada em 1988, o Centro de Formação a Distância, desde 1992, a Escola de Música Sacra.
CB