Lisboa, 07 nov 2025 (Ecclesia) – A edição do ‘Open Conventos’ 2025, promovida pela «Quo Vadis – Turismo – Patriarcado Lisboa», tem como tema ‘500 anos depois, onde permanece viva a herança de D. Leonor?’, e realiza-se esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de novembro.
“Há quinhentos anos, a Rainha D. Leonor deixava uma marca indelével na história de Portugal, transformando a fé em serviço e o ideal cristão em obras concretas de misericórdia. O seu exemplo de humanismo e assistência não foi único: esses mesmos valores ecoaram em inúmeros conventos e mosteiros que moldaram a cidade de Lisboa, tecendo uma vasta rede de oração, acolhimento, educação e ajuda aos mais necessitados”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Hoje, muitos desses antigos espaços, como o Convento dos Cardaes, o Museu Nacional do Azulejo ou a Cúria Patriarcal, cumprem “novas funções, mas continuam a testemunhar essa herança viva”.
De 1 a 9 de novembro, Lisboa viverá a Semana Jubilar, uma celebração diocesana do Jubileu 2025 convocado pelo Papa Francisco sob o lema “Peregrinos de Esperança”. Promovida pelo Patriarcado de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, esta semana propõe uma ampla programação de fé, cultura e arte, estendendo-se por dezenas de igrejas e espaços religiosos no coração da cidade.
LFS
