Lisboa: Ideologias querem tirar jovens da Igreja Católica, diz responsável da Pastoral Juvenil

Padre Carlos Gonçalves anuncia reorganização da rede diocesana de evangelização da juventude

Lisboa, 23 set 2011 (Ecclesia) – O sacerdote responsável pelo departamento da juventude do patriarcado de Lisboa considera que há movimentos ideológicos a quererem afastar os jovens do catolicismo, e alerta-os para não serem “ingénuos”.

“Muitas” correntes “travam combate para que a Igreja Católica perca a juventude”, afirma o padre Carlos Gonçalves em entrevista publicada no site da diocese lisboeta, sublinhando que os jovens são “hoje são muito disputados”.

O diretor frisa que a proposta católica “não é mais uma a par das outras ideologias” nem a Igreja “é mais um concorrente na disputa do terreno juvenil”, porque se assim fosse estaria a “coisificar” a juventude.

O padre Carlos Gonçalves sublinha que “os jovens não podem ser ingénuos” quanto “às múltiplas ofertas” e acrescenta que “a Igreja tem um papel muito importante” no esclarecimento das consciências e no anúncio de Deus.

O também prefeito do Seminário dos Olivais anuncia que pretende reorganizar a rede da pastoral juvenil no patriarcado porque há “várias vigararias” que não tem equipa da juventude nem padre assistente, “quando deveriam ter”.

A Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em agosto em Madrid, ofereceu uma “radiografia” inédita da pastoral juvenil da diocese, que embora não seja conclusiva “dá uma perceção muito grande da realidade”.

O sacerdote gostaria que esse retrato “fosse melhor”, mas diz que “há muito potencial por onde pegar”, a começar pelo “capital de entusiasmo” trazido pelos “mais de dois mil” participantes da diocese no encontro realizado na capital espanhola.

O responsável refere também na entrevista que há “trabalho de comunhão a fazer” entre os movimentos juvenis e o Serviço da Juventude do patriarcado que, salienta, foi mandatado pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top