Lisboa: Governo português manifesta «caloroso entusiasmo» pela nomeação de novo patriarca

D. Manuel Clemente é apresentado como «homem de fé, cultura e sensibilidade social»

Lisboa, 18 mai 2013 (Ecclesia) – O Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) saudou hoje com “caloroso entusiasmo” a escolha do até agora bispo do Porto, D. Manuel Clemente, como patriarca de Lisboa.

“D. Manuel Clemente é reconhecidamente um homem de fé, cultura e sensibilidade social. Profundo conhecedor da história da Igreja portuguesa é, simultaneamente, um inspirado intérprete do tempo presente”, refere a nota oficial.

O comunicado do MNE acrescenta que o sucessor de D. José Policarpo “é uma voz presente e atuante” para a sociedade portuguesa, “independentemente da atitude perante a fé”, tanto “sobre as grandes questões” como sobre “cada um dos problemas” dos dias de hoje.

O Governo mostra-se disponível para a “cooperação” com D. Manuel Clemente e deixa ainda uma palavra de agradecimento ao patriarca emérito, pela disponibilidade permanente “para a cooperação com o Estado português”, sublinhado o papel que desempenhou “na construção humana, pastoral e social” no país, em especial, na Diocese de Lisboa.

O Papa nomeou D. Manuel Clemente como novo patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, de 77 anos, que renunciou “por limite de idade”, resignação aceite por Bento XVI e confirmada por Francisco.

A tomada de posse está marcada para o dia 7 de julho.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR