Federação manifesta também acolhimento ao novo patriarca, D. Rui Valério
Lisboa, 29 ago 2023 (Ecclesia) – A Federação Solicitude, do Patriarcado de Lisboa, dirige palavras de “agradecimento e reconhecimento” a D. Manuel Clemente, “por ocasião da despedida”, e de “receção e acolhimento” do novo patriarca, D. Rui Valério, que toma posse a 2 de setembro.
“Queremos agradecer os dez anos de serviço incondicional à diocese, em particular o acompanhamento muito próximo dos diocesanos e das instituições. O serviço da caridade foi dando frutos graças à inspiração divina e graças à constante dedicação e entrega do nosso bispo”, lê-se num comunicado da ‘Solicitude’ enviado à Agência ECCLESIA.
Como instituições da caridade, a Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Acção Sócio-Caritativa, de Formação, Ensino e Saúde reconhece o quanto D. Manuel Clemente “amou esta Igreja de Lisboa, e em particular os mais carenciados e desfavorecidos”, e assinalam que as instituições “abriram-se mais, saindo de si próprias, descentralizando, assim, o serviço da caridade no e ao encontro das ‘periferias’”, e recordam várias iniciativas e medidas tomadas al longo destes anos.
A 6 de julho de 2017, D. Manuel Clemente promulgou a criação da Solicitude – Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação Sócio-Caritativa, Formação, Ensino e Saúde, com a publicação de decreto, aprovando em simultâneo os seus Estatutos.
D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa desde 2013, que completou 75 anos, idade limite imposta pelo Direito Canónico para o exercício da missão, e o Papa Francisco nomeou como novo patriarca, no dia 10 de agosto, D. Rui Valério, de 58 anos de idade.
Ao novo patriarca de Lisboa, a Federação Solicitude reafirma a “inteira disponibilidade” para serem “as suas mãos, os seus braços, os seus pés e, sobretudo, o seu coração de pastor” junto das pessoas que mais necessitam.
As instituições do serviço “primordial” da caridade do Patriarcado de Lisboa, acolhem D. Rui Valério realçando que pode contar com elas na sua missão de serviço: “de serviço à Igreja, de serviço à comunidade, de serviço a cada mulher e cada homem, sobretudo de serviço aos mais pobres e esquecidos, a todos (“todos, todos, todos!” – Papa Francisco)”.
O novo patriarca vai tomar posse da diocese no dia 2 de setembro, sábado, às 11h00, na Sé Patriarcal.
A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.
A ‘Solicitude’ tem como missão “a defesa dos valores e interesses dos seus associados” e a promoção da cooperação e do aprofundamento da sua natureza, “identidade e exercício da missão em conformidade com os valores do Evangelho”.
CB