Lisboa, 13 dez 2025 (Ecclesia) – A Federação Solicitude realizou a sua Assembleia Geral Eleitoral e escolheu os novos órgãos sociais até 2030, que destacaram cinco eixos estratégicos para estes próximos quatro anos, esta sexta-feira, 12 de dezembro.
A Federação Solicitude informa que “foi a sufrágio uma única Lista” nesta Assembleia Geral Eleitoral que foi eleita pelas instituições federadas, os novos órgãos sociais vão ser “agora formalmente nomeados” pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA hoje, dia 13 de dezembro.
A eleição dos novos órgãos sociais da Federação Solicitude realizou-se esta sexta-feira, em dois locais no Centro Pastoral de Torres Vedras, e no Centro Social Paroquial de São Vicente de Paulo, no Bairro da Serafina, em Lisboa.
José António Parente, do Centro Social Paroquial São João das Lampas, foi reeleito presidente da direção da Federação Solicitude – Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação Sócio-Caritativa, Formação, Ensino e Saúde –, que tem como vice-presidente Antero José Varino Santana Marques (Centro Social Paroquial São Vicente de Paulo).
Como presidente da assembleia geral continua também o cónego Francisco Pereira Crespo, do Centro Social Paroquial São Vicente De Paulo, o secretário é Manuel José Monteiro Girão (Centro Social Paroquial De Mafra) e Maria Lúcia da Costa Rodrigues (Centro Social Paroquial Da Póvoa De Santo Adrião) a vogal.
Para o quadriénio 2026-2030 foi eleito presidente do conselho fiscal o padre Paulo Jorge Luís Antunes (Centro Social Paroquial de Benedita), e Manuel Francisco de Aragão (Benfica) e o diácono Alcino Coelho (Famões) são respetivamente secretário e vogal.
Para estes próximos quatro anos a direção da Federação Solicitude, com base na missão e objetivos, elegeu cinco Eixos Estratégicos, que apresentou no plano estratégico: Eixo I – Aprofundar e consolidar a identidade cristã; Eixo II – Formação e Colaboração no apoio à gestão; Eixo III – Proximidade geográfica e rede de apoio; Eixo IV – Representação Institucional; Eixo V – Comunicação e Divulgação.
A ‘Solicitude’ tem como missão “a defesa dos valores e interesses dos seus associados” e a promoção da cooperação e do aprofundamento da sua natureza, “identidade e exercício da missão em conformidade com os valores do Evangelho”.
A criação da Solicitude – Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação Sócio-Caritativa, Formação, Ensino e Saúde – foi promulgada com a publicação de decreto pelo então patriarca de Lisboa, o cardeal D. Manuel Clemente, a 6 de julho de 2017, aprovando em simultâneo os seus Estatutos.
A Federação Solicitude nasceu em Lisboa, mas os seus estatutos permitem a adesão de instituições de outras dioceses – “já conta com uma instituição da diocese de Setúbal” – e assume como propósito destes quatro anos, “partilhar esta experiência de apoio e partilha entre Instituições da Igreja, a outras dioceses que se mobilizem para aprender e ensinar com as suas experiências”, de modo a que possam todos chegar mais longe.
CB
