Encontro imbuído no «espírito de Assis» representa «um convite para que todos os seres humanos sintam que têm uma casa comum»
Lisboa, 27 out 2011 (Ecclesia) – O presidente da Família Franciscana Portuguesa (FFP) vai encontrar-se esta tarde com o líder da comunidade islâmica de Lisboa, no âmbito da celebração dos 25 anos do encontro inter-religioso da cidade italiana de Assis.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o frei Vítor Melícias Lopes classifica a iniciativa como “uma visita de fraternidade e oração comum”que tem como objetivo contribuir para uma “paz necessária e cada vez mais urgente”.
“Esta data é um convite para que, no respeito mútuo, todos nos empenhemos em caminhos de solidariedade e os seres humanos sintam que têm uma casa comum”, realça o ministro provincial da FFP.
O encontro com o Xeque David Munir está marcado para as 16h30, na Mesquita Central de Lisboa onde, depois do “abraço da paz”, representantes das duas religiões vão realizar um momento de oração.
“Cada parte tem a sua própria liturgia mas rezaremos ao Deus que é Senhor único e Pai de todos”, acrescenta o responsável franciscano.
Num dia em que o “espírito de Assis” está particularmente presente, com a realização de um encontro inter-religioso entre o Papa Bento XVI e centenas de líderes das mais diversas crenças, o frei Vítor Melícias aplaude o espaço que a sociedade continua a dar para o “relacionamento” humano.
“Seguramente que as culturas, religiões, manifestações políticas e sociais são formas de relacionamento privilegiado e ainda bem que as sociedades civis, os movimentos e comunidades religiosas facilitam e promovem esse diálogo”, sustenta.
Este momento de confraternização entre franciscanos e muçulmanos evoca o gesto que S. Francisco de Assis fez em 1219, durante a V Cruzada, quando se dirigiu ao sultão Malik al-Kamil, em Damietta, no Egito, com o objetivo de pôr cobro ao conflito.
JCP