
Lisboa, 18 ago 2025 (Ecclesia) – O padre Robson Cruz, pároco de São João de Deus, em Lisboa, faleceu aos 63 anos, na manhã deste domingo, dia 17 de agosto, informou o patriarcado.
O padre Robson Cruz era pároco de São João de Deus, na cidade de Lisboa, desde 2019, após ter exercido as funções de vigário paroquial (coadjutor) desta comunidade durante quatro anos.
A Paróquia de São João de Deus, que “com coração entristecido, mas cheio de esperança na vida eterna”, comunicou o falecimento do seu pároco, pediu a todos que, “neste momento de dor se unam na oração, para que a fé seja o maior consolo”
“Rezemos por ele, confiando que o Senhor, a quem serviu com dedicação e amor, o acolha agora no Seu Reino de Luz e de Paz”, acrescenta na publicação realizada na página ‘Igreja São João de Deus’, na rede social Facebook.
A igreja de São João de Deus está situada na Freguesia do Areeiro, junto à Praça de Londres; a Junta de Freguesia manifestou “o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Padre Robson, que serviu a paróquia com dedicação, fé e espírito de entrega”.
“Que o Padre Robson descanse em paz e que a sua memória permaneça viva entre nós, como exemplo de fé e entrega ao Senhor”, acrescenta a Junta de Freguesia do Areeiro, na sua nota de pesar, publicada na sua página oficial também no Facebook.
O padre biblista, que faleceu aos 63 anos de idade, este domingo, foi pároco de Belas, entre 1993 e 1998, e o responsável da Paróquia do Alto do Lumiar, entre 2009 e 2015.
O padre Robson José de Carvalho Matos Cruz, colaborador do Programa ECCLESIA, na RTP2, nasceu a 16 de abril de 1962, no Rio de Janeiro, no Brasil, e foi ordenado sacerdote para o Patriarcado de Lisboa, no dia 3 de julho de 1988, na capital portuguesa.
No Patriarcado de Lisboa, o sacerdote foi prefeito do Seminário dos Olivais, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso – SDER, de 2001 a 2006, e vogal do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), entre 2010 e 2011.
O padre Robson Cruz, que era ainda membro da Irmandade de São Pedro do Clero do Patriarcado de Lisboa, foi também capelão da Universidade Católica Portuguesa (UCP), que expressou “o seu profundo pesar”, e “gratidão” pela entrega do padre Robson, “marcada por um grande espírito de serviço e dedicação a todos os estudantes, professores e colaboradores e pede a Deus que o acolha na Sua luz.
O Patriarcado de Lisboa divulgou o horário das cerimónias fúnebres do padre Robson Cruz, e destaca a Missa exequial que vai ser presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, esta sexta-feira, 22 de agosto, às 10h00, na igreja de São João de Deus, na capital portuguesa.
As celebrações exequiais do padre Robson Cruz começam esta quinta-feira, dia 21, com a chegada à igreja de São João de Deus, às 18h00, o administrador paroquial, o padre João Luís Valente, preside à Eucaristia, às 19h00, e “durante toda a noite” vai realizar-se uma vigília na igreja paroquial.
Na sexta-feira, são celebradas mais duas Missas, na igreja de São João de Deus, às 09h00 e às 12h00, seguindo o funeral do padre Robson Cruz, às 13h00, para Vila Nova do Ceira (Diocese de Coimbra), no município de Góis, onde vai ter lugar uma nova Eucaristia (17h00), antes da procissão para o cemitério.
O Patriarcado de Lisboa informa também que a Paróquia de São João de Deus está a disponibilizar autocarro para quem quiser acompanhar as celebrações exequiais em Vila Nova do Ceira; as inscrições estão a decorrer através de um formulário online.
CB
Notícia atualizada às 15h23, de 20 de agosto, com os horários das celebrações exequiais