
Lisboa, 18 ago 2025 (Ecclesia) – O padre Robson Cruz, pároco de São João de Deus, em Lisboa, faleceu aos 63 anos, na manhã deste domingo, dia 17 de agosto, informou o patriarcado.
O padre Robson Cruz era pároco de São João de Deus, na cidade de Lisboa, desde 2019, após ter exercido as funções de vigário paroquial (coadjutor) desta comunidade durante quatro anos.
A Paróquia de São João de Deus, que “com coração entristecido, mas cheio de esperança na vida eterna”, comunicou o falecimento do seu pároco, pediu a todos que, “neste momento de dor se unam na oração, para que a fé seja o maior consolo”
“Rezemos por ele, confiando que o Senhor, a quem serviu com dedicação e amor, o acolha agora no Seu Reino de Luz e de Paz”, acrescenta na publicação realizada na página ‘Igreja São João de Deus’, na rede social Facebook.
A igreja de São João de Deus está situada na Freguesia do Areeiro, junto à Praça de Londres; a Junta de Freguesia manifestou “o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Padre Robson, que serviu a paróquia com dedicação, fé e espírito de entrega”.
“Que o Padre Robson descanse em paz e que a sua memória permaneça viva entre nós, como exemplo de fé e entrega ao Senhor”, acrescenta a Junta de Freguesia do Areeiro, na sua nota de pesar, publicada na sua página oficial também no Facebook.
O padre biblista, que faleceu aos 63 anos de idade, este domingo, foi pároco de Belas, entre 1993 e 1998, e o responsável da Paróquia do Alto do Lumiar, entre 2009 e 2015.
O padre Robson José de Carvalho Matos Cruz, colaborador do Programa ECCLESIA, na RTP2, nasceu a 16 de abril de 1962, no Rio de Janeiro, no Brasil, e foi ordenado sacerdote para o Patriarcado de Lisboa, no dia 3 de julho de 1988, na capital portuguesa.
No Patriarcado de Lisboa, o sacerdote foi diretor espiritual do Seminário dos Olivais, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso – SDER, de 2001 a 2006, e vogal do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), entre 2010 e 2011.
O padre Robson Cruz, que era ainda membro da Irmandade de São Pedro do Clero do Patriarcado de Lisboa, foi também capelão da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
O Patriarcado de Lisboa vai “brevemente” publicar os horários das celebrações exequiais do padre Robson Cruz, informa na nota que publicou na sua página na internet.
CB