Edição de 2023 sublinhou atualidade da mensagem de São Francisco de Assis
Lisboa, 26 fev 2023 (Ecclesia) – A responsável nacional das Equipas Jovens de Nossa Senhora considera que o ‘Faith’s Night Out’ (FNO), realizado este sábado, em Lisboa, é uma “forma cativante” de transmitir a fé.
“Se a fraternidade for levada a sério, transforma vidas”, disse à Agência ECCLESIA Matilde Raposo.
‘Fazei que eu procure’, frase da ‘Oração da Paz’ atribuída a São Francisco de Assis, foi o tema geral da décima edição do FNO e uma “forma de trazer São Francisco para a atualidade”, acrescenta a entrevistada.
A cada um dos 12 oradores foi atribuída uma frase desta oração que foi partilhada numa reflexão de sete minutos.
A irmã Lara Saavedra centrou a sua reflexão na temática da compreensão e apelou aos cerca de mil participantes, no Centro de Congressos de Lisboa, para “treinarem o músculo da compreensão”, sublinhando que “servir é uma atitude que ajuda a compreender”.
O psicólogo e músico João Maria Ameal esteve, 2017, na Ilha de Lesbos (Grécia) a trabalhar com refugiados e contou à plateia do FNO a sua experiência.
“Encontrei um mundo desolador”, mas “fui levar amor àquelas crianças e pessoas”, disse o psicólogo à Agência ECCLESIA.
Naquela ilha onde dominava “o ódio”, João Maria Ameal percebeu que “é devagar que se leva o amor, lentamente mas sem nunca desistir”.
“Levar o amor às pessoas não é um sprint, mas uma maratona”, sustentou.
Esta décima edição, apresentada pelo jornalista João Maldonado, contou também com o testemunho do núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, a quem foi confiada “a grande frase que finaliza a oração: ‘é morrendo que se nasce para a vida eterna’”.
Organizado pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora, o FNO Lisboa 2023 decorreu no Centro de Congressos (antiga FIL) e contou com um momento lúdico, este ano com a música de João Maria Baião.
LFS