Lisboa: Faculdade de Teologia celebra dia nacional com Assunção Cristas, Pedro Mexia e Maria Rueff

«Conversas improváveis» sobre Jesus vão decorrer em Lisboa

Lisboa, 20 mai 2016 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia Universidade Católica Portuguesa vai assinalar hoje o seu dia nacional, em Lisboa, com “Conversas improváveis” sobre Jesus reunindo a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, o comentador Pedro Mexia e a atriz Maria Rueff.

A iniciativa vai reunir alunos, professores e funcionários em Lisboa para “momentos únicos” de convívio, aprendizagem, formação e oração, a partir das 11h15 desta sexta-feira.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o presidente da Comissão Organizadora do Dia Nacional da Faculdade de Teologia 2016 explica que é um dia realizado “na consciência” de serem um corpo, “com as especificidades próprias dos três núcleos – Lisboa, Porto e Braga -, que precisa de “se encontrar e de se celebrar”.

Segundo o padre António Martins, professor e secretário da Faculdade de Teologia em Lisboa, o encontro dos três núcleos não pode ser apenas de forma organizativa – científica, pedagógica e administrativa – mas “também com uma dimensão lúdica, informal, de convívio gratuito”.

O presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia explica que o programa desta sexta-feira está dividido em duas fases e, depois das saudações, às 11h15, vão assistir às ‘Conversas Improváveis’.

Com o tema ‘Quem é este homem? – Jesus como interrogação e provocação’, António Costa assinala que dos convidados se esperam “conversas de facto improváveis”, com “pessoas completamente diferentes do que é o dia-a-dia” na Faculdade de Teologia.

O também estudante João Costa observa que os convidados – Assunção Cristãs, Maria Rueff e Pedro Mexia – demonstram que os temas da Teologia são do quotidiano.

O Dia Nacional da Faculdade de Teologia vai reunir em Lisboa cerca de 300 pessoas e o presidente da Associação de Estudantes destaca o diálogo que, pelo menos, os estudantes vão desenvolver onde percebem quais as áreas de investigação e de trabalho desenvolvidos nos diferentes polos.

“Poder falar não só do que acontece na própria faculdade mas os desafios que são lançados”, sublinha António Costa.

A segunda parte do programa festivo realiza-se das 14h30 às 17h15, na zona de Belém, para onde estão previstas visitas culturais.

Depois das visitas aos museus, alunos, professores e funcionários da Faculdade de Teologia participam na Eucaristia no Mosteiro dos Jerónimos que vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da UCP, D. Manuel Clemente.

O aluno João Costa é frade carmelita e estuda Teologia porque na sua congregação procuram “o estudo de Deus” e o que Ele espera de cada um, “que contributos de forma humana” podem transmitir ao mundo de hoje.

Já o presidente Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia, António Costa, é leigo mas ganhou a “paixão” pela Teologia enquanto seminarista dehoniano e sente que para “levar uma vida cristã e trabalho vocacional” precisa “mesmo de estudar” e imbuir-se deste espírito.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top