Lisboa: Evento sobre migrantes nos 50 anos da Cáritas diocesana

Lisboa, 18 set 2025 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Lisboa está a celebrar 50 anos de trabalho, como rosto da caridade, com várias iniciativas no território do patriarcado da capital portuguesa, neste ano pastoral de 2025/26, esta quinta-feira é dedicado aos migrantes.

‘Acolher e Acompanhar Migrantes em Cascais’, é o tema da atividade que decorre neste Dia Internacional das Migrações, dos migrantes, 18 de dezembro.

A Cáritas Diocesana de Lisboa promove este evento em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais, a propósito do trabalho desenvolvido no CLAIM Cascais.

Deste programa comemorativo dos 50 anos da Cáritas diocesana constou também o Musical Thérèse Martin, espetáculo que evoca a vida e espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus – promovido pela Ordem Carmelita, com a participação da Rede Cáritas – e o Concerto Solidário, promovido pela Embaixada da Hungria em Portugal, na igreja de Santa Isabel.

Criada a 23 de junho de 1976, o trabalho da Cáritas procurou dar resposta às urgências sociais próprias de cada época, desde a fome infantil ao repatriamento, acolhimento de idosos, educação pré-escolar, apoio a migrantes, entre outras situações de emergência social, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este trabalho aconteceu e acontece em contacto direto com a população da Diocese de Lisboa e em trabalho próximo com a rede, com “todas as suas estruturas associadas quer sejam grupos informais, Centros Sociais e Paroquiais ou outros tipos de estrutura”.

Para além da Igreja em Lisboa, a Cáritas trabalha com parceiros, quer sejam da sociedade civil ou governo, em espírito construtivo de diálogo e proximidade.

As celebrações vão decorrer ao longo de todo o ano pastoral de 2025/26, com iniciativas nas quatro zonas pastorais da Diocese de Lisboa, envolvendo toda a rede Cáritas.

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top