Este domingo na Igreja de S. Vicente de Fora
Lisboa, 12 dez 2015 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai reunir “mais de 1100 escuteiros” para receberem e partilharem a Luz da Paz de Belém numa cerimónia nacional este domingo, pelas 19h00 na Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa.
“A partilha da Luz da Paz de Belém é oportunidade de encontro dos escuteiros com as pessoas que os rodeiam, oferecendo o calor e beleza que vem do acolhimento do Menino Jesus. De Belém até aos confins da terra, a todos os recantos do nosso mundo”, assinala o assistente nacional do CNE, o padre Luís Marinho.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE informa que a cerimónia nacional de partilha da Luz é uma Eucaristia que vai ser presidida por D. José Traquina, este domingo, às 19h00, na Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa.
“São esperados mais de 1100 escuteiros de todo o país, incluindo representantes de todas as Regiões do CNE”, acrescenta, informando que vai estar presente o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o chefe Nacional do movimento juvenil católico, Norberto Correia.
Antes da Eucaristia o Corpo Nacional de Escutas promove atividades destinadas a todos os escuteiros participantes, relacionadas com a Luz da Paz, que têm início no Terreiro do Paço, a partir das 15h00.
O CNE explica que a Luz da Paz de Belém representa o “nascimento de Jesus” simbolicamente representada por “uma chama que se encontra sempre acesa na Gruta da Natividade de Jesus”, em Belém.
Esta é uma iniciativa dos escuteiros da Áustria, a Luz é acesa na gruta todos os anos por um jovem austríaco e depois partilhada a partir de Viena com todos os que queiram participar para difusão de uma mensagem de “paz, amor e esperança.
A Luz da Paz de Belém chega a Portugal este domingo pela “mão de quatro escuteiros” do CNE.
“É uma dinâmica para o trabalho para a paz, a cooperação e o entendimento entre os povos”, acrescenta ainda o secretário Internacional do Corpo Nacional de Escutas, Joaquim Freitas.
CB