Lisboa, 05 set 2014 (Ecclesia) – A Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa apresentou o plano formativo 2014-2015, com os novos cursos e módulos, e destaca "A Alegria do Evangelho", destinado às paróquias, e “três simpósios relativos ao Sínodo 2016”.
“A transformação missionária da Igreja; Na crise do compromisso comunitário” e o “Anúncio do Evangelho” são os temas dos três simpósios que vão ser realizados na “conclusão de cada trimestre da Caminhada Sinodal”, explica a Escola de Leigos.
Estes colóquios vão ser apresentados em diferentes lugares do Patriarcado de Lisboa, respetivamente, nas Caldas da Rainha (13 dezembro), Torres Vedras (14 março 2015) e Lisboa (20 junho 2015).
“O sonho missionário de chegar a todos” é a frase do Papa Francisco na Exortação Apostólica «Evangelium Gaudium» que dá lema ao novo ano letivo da Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa, uma instância formativa do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC).
“O sínodo na Igreja: perspetivas histórica e teológica”, com o padre David Barbosa e o professor Borges de Pinhos, ambos da Universidade Católica Portuguesa, é o tema da sessão de abertura do IDFC, no dia 26 de setembro, no auditório da igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, e no dia 3 de outubro no auditório do Centro Pastoral de Torres Vedras.
A Escola de Leigos informa que “as paróquias/vigararias interessadas” no curso sobre a Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, que vai ser lecionado nas Amoreiras às segundas-feiras, devem contactar esta instância de formação para “combinar calendário e horários de três a cinco encontros de 1h30”.
No plano formativo para 2014-2015 são ainda propostos cinco cursos específicos, realizados em diferentes locais do patriarcado – na Benedita, em São Julião da Barra e nas Amoreiras – o triénio bíblico-teológico, que começa na igreja do Campo Grande, o segundo ano realiza-se na igreja de São Tomás de Aquino e na igreja de Nossa Senhora do Amparo e termina nas igrejas de Peniche de Algueirão-Mem Martins.
CB