Lisboa: Diocese vai ter dois novos padres

Lisboa, 28 jun 2014 (Ecclesia) – Francisco Simões e Manuel Charumbo, alunos do seminário diocesano Redemptoris Mater de Nossa Senhora de Fátima, em Caneças, vão ser ordenados sacerdotes este domingo, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Francisco Simões, natural de Évora, tem 30 anos e sempre foi educado na fé católica. Por ter três tios sacerdotes foi sendo conhecido como o “sobrinho dos padres” e a timidez levava-o a fechar-se.

“Sempre fui bom aluno até porque era ‘o mundo’ onde eu me fechava”, refere ao jornal Voz da Verdade.

Mas aos 13 anos e, com a doença da mãe, Francisco conheceu o caminho neocatecumenal, uma nova forma que Deus ‘utilizou’ para lhe “abrir os ouvidos para uma vida cristã centrada no seu essencial”.

Já Manuel Charumbo, natural de Angola, teve uma “uma experiência de encontro” quando o Papa João Paulo II visitou Luanda, em 1992, que o fez mudar de vida e entrar na Igreja.

“Fui vê-lo passar no Papamóvel porque tinha curiosidade e, passados uns tempos, estava a iniciar a caminhada de preparação para o batismo”, recorda o futuro sacerdote de 38 anos.

Acedeu depois ao convite de uma amiga e participou de algumas catequeses do caminho neocatecumenal e isso ajudou-o a “centrar a vida mais na Palavra e a descobrir um sentido pleno de Igreja”.

D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, vai ordenar os dois seminaristas este domingo, dia 29 de junho, pelas 16h, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

 

VV/SN

Partilhar:
Scroll to Top