Lisboa: D. Manuel Clemente destaca «sucesso» da vertente solidária nas faculdades

Missões promovidas pelos núcleos católicos têm «acertado no alvo», frisa cardeal-patriarca

Lisboa, 15 out 2016 (Ecclesia) – O cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, considera que as missões realizadas pelos núcleos de estudantes católicos das faculdades de Lisboa “acertaram no alvo” e têm sido um “sucesso”

No primeiro encontro de Núcleos de Estudantes Católicos das faculdades de Lisboa, a decorrer este sábado, na capital Portuguesa, o bispo de Lisboa referiu que o propósito daqueles estudantes universitários “não se limitou a fazer mais ciclo de conferências” sobre temáticas da igreja “mas foram ao encontro das populações”.

Segundo um comunicado do Patriarcado de Lisboa, enviado à Agência ECCLESIA, este evento é “impulsionado pelo crescimento” do número de núcleos de estudantes católicos nos meios académicos da região, que “em cinco anos aumentaram 400 por cento”.

O que aconteceu com as primeiras missões foi “um convite para irem ao encontro de uma comunidade cristã”, disse o cardeal patriarca de Lisboa.

As experiências realizadas pelos estudantes universitários ligados a estes núcleos é “diferente” porque os jovens vão ao encontro de comunidades em “aldeias recônditas e despovoadas”.

Ao explicar o sucesso das «missões país», D. Manuel Clemente sublinha o encontro de “gente envelhecida e debilitada” com estes jovens que dedicam parte do seu tempo ao ouvir o outro.

Esta experiência “demonstra que Jesus não é uma abstração, mas uma realidade viva”.

Em 2011, “o número de núcleos não ultrapassava os 4, hoje são 16”, realça o comunicado do Patriarcado de Lisboa.

Inspirado no lema “Transformados em Cristo, transformaremos o mundo”, tema central do ano académico 2016-2017, o “NECTalks” terá também como oradores diversos professores e alunos que abordarão “os desafios que se colocam hoje aos universitários”.

No programa destacam-se por exemplo os nomes do padre e teólogo José Tolentino Mendonça, e do economista João César das Neves, ambos da Universidade Católica Portuguesa; da cientista Elvira Fortunato, da Universidade Nova de Lisboa, e da psicóloga Maria Teresa Ribeiro, da Universidade de Lisboa.

Também dos juristas Miguel Câmara Machado e Filipa Câmara Machado, da Faculdade de Direito, e ainda do médico Luís de Mascarenhas de Lemos, da Universidade Nova.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviará “uma mensagem vídeo dirigida aos estudantes católicos”.

JCP/LFS

Partilhar:
Scroll to Top