Novo auxiliar de Lisboa deixa mensagem ao Patriarcado, falando num momento «cheio de esperança» na vida das comunidades
Lisboa, 14 jun 2024 (Ecclesia) – D. Alexandre Palma, que o Papa nomeou hoje como auxiliar do Patriarcado de Lisboa, tornando-se o mais jovem dos bispos portugueses, apelou numa mensagem às comunidades católicas ao testemunho “alegre” da fé”.
“Haveremos de querer dar um testemunho alegre, descomplexado, atraente da nossa fé e, sobretudo, darmos as mãos com todos para construirmos uma sociedade mais justa, mostrando o valor público também da nossa fé cristã e da nossa existência como Igreja”, refere, numa saudação enviada à Agência ECCCLESIA pelo Patriarcado de Lisboa.
Nascido a 11 de agosto de 1978, Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma foi ordenado sacerdote a 2 de julho de 2006 e é prefeito do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais desde julho de 2012.
Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, é ainda vice-diretor e coordenador das Relações Internacionais e membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, e diretor e investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da referida faculdade.
O responsável começa por saudar “todos”, após a nomeação como bispo auxiliar, assumindo sentimentos de “gratidão” ao Papa e aos vários responsáveis do Patriarcado de Lisboa.
A saudação estende-se aos bispos de Portugal, agradecendo-lhes “pelo seu testemunho, pelo seu serviço”, com mensagens para os membros do clero e das comunidades católicas de Lisboa.
“O Povo Santo de Deus é sempre extremamente carinhoso com os seus ministros e eu tenho sido testemunha de todo esse carinho”, assinala.
À gratidão junto também ao entusiasmo desta hora nova da Igreja de Lisboa, também uma hora muito entusiasmante, muito cheia de esperança, na certeza de que continuaremos a caminhar sempre para sermos mais parecidos a Jesus, mais identificados com Ele”.
A 31 de maio, o patriarca de Lisboa nomeou o padre Alexandre Palma como novo presidente da Fundação JMJ 2023, com início de funções a partir do mês de julho.
Em declarações aos jornalistas, durante o V Congresso Eucarístico Nacional, D. Rui Valério considerou que o novo presidente é “uma mais-valia, porque a Fundação JMJ existe pelos jovens e para os jovens, com tudo aquilo que é o seu conteúdo”.
“Ele está muito por dentro das orientações do Papa Francisco, e para nós isso é vital”, acrescentou então.
O Papa nomeou hoje, como bispos auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma, membros do clero do Patriarcado e da equipa formadora do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais, Lisboa.
Os responsáveis passam a integrar a equipa episcopal de Lisboa, com o patriarca D. Rui Valério e D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar, com 76 anos de idade.
A ordenação episcopal de D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma vai ter lugar no dia 21 de julho, às 16h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
OC
Biografia – D. Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma Data de nascimento: 11 de agosto de 1978, em Lisboa Ordenação Sacerdotal: 2 de julho de 2006, pelo Cardeal D. José Policarpo, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos Estudos: após iniciar estudos de Engenharia, licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (2005), onde também concluiu o seu mestrado (2008). Posteriormente, doutorou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2013) Nomeações pastorais: 2021 ao presente – diretor do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa Outubro de 2021 – professor convidado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil Fevereiro de 2021 a março de 2021 – professor convidado da Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Brasil Agosto de 2018 – professor convidado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 2018 ao presente – vice-diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa 2012 ao presente – professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa 2012 ao presente – colaborador no Semanário Diocesano ‘Voz da Verdade’ 2012 a 2013 – membro do Conselho Presbiteral 2012 ao presente – prefeito no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais 2006 a 2008 – vigário paroquial da Paróquia de Linda-a-Velha É ainda membro da European Society for Catholic Theology, da redação da revista Communio e do ‘Seminário de jovens cientistas’, da Academia das Ciências de Lisboa Fonte: Patriarcado de Lisboa
|