Lisboa, 25 mar 2015 (Ecclesia) – A Associação Nossa Senhora dos Aflitos vai promover um ciclo de três conferências sobre Madre Teresa de Saldanha, entre março e maio, sempre às 18h30, no Convento dos Cardaes, em Lisboa.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, as irmãs do Convento dos Cardaes informam que as conferências sobre a fundadora das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena vão refletir sobre a ação na sociedade e Igreja do século XIX.
A primeira conferência tem como tema “Teresa de Saldanha – Marços de uma identidade pedagógica singular” e vai ser apresentada por Helena Ribeiro de Castro, esta quinta-feira, a partir das 18h30.
“A emancipação da mulher no século XIX” é o tema que Rute Sousa vai abordar na segunda intervenção, dia 16 de abril também às 18h30.
O ciclo de conferências sobre Madre Teresa de Saldanha termina com a reflexão sobre o seu “carisma e profecia” que vai ser apresentado pela irmã Rita Maria Nicolau, a 14 de maio, também a partir das 18h30, no Convento dos Cardaes, em Lisboa.
As irmãs estão a celebrar um ano jubilar (2015-2016) pelo centésimo aniversário da morte de Madre Teresa de Saldanha e pelos 150 anos da fundação das Irmãs Dominicanas.
A Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, sediada no Convento dos Cardaes, é uma instituição particular de solidariedade social que cuida de pessoas cegas e com várias deficiências.
O monumento situado no Bairro Alto, historicamente ligado às Irmãs Carmelitas, está aberto a visitas guiadas, de segunda a sábado, através das quais as pessoas podem contactar com um espólio religioso e artístico rico e bem conservado.
CB