Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa na sessão de encerramento
Lisboa, 17 out 2017 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) promove este sábado o segundo Congresso Português do Voluntariado desta vez dedicado ao tema ‘Voluntariado: Um mundo desafiante!’, no Centro Ismaili, em Lisboa.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a CPV realça que o encontro “trará à discussão” temas bastante “aliciantes” para todos, voluntários e organizações, por isso, pretende reunir os voluntários interessados “em responder a desafios”.
O 2.º Congresso Português do Voluntariado tem cinco objetivos como afirmar o voluntariado como “expressão de uma cidadania ativa”, promover a partilha de boas práticas, “lançar pistas de trabalho, novas perspetivas e dinâmicas” para o futuro.
O encontro, entre as 09h30 e 17h00, pretende também “capacitar” as organizações de voluntariado e os seus voluntários, “no sentido de uma melhor intervenção na sociedade”.
A confederação quer afirmar-se como “representante e interlocutor incontornável” quanto ao voluntariado em Portugal e à sua representação internacional.
A sessão de abertura é da responsabilidade do presidente da CPV, Eugénio Fonseca (presidente da Cáritas Portuguesa); às 10h00 a conferência inicial ‘Voluntariado: Um Mundo Desafiante!’ vai ser apresentada por Lester Salamon, diretor do Johns Hopkins Center for Civil Society Studies.
A partir das 16h15 vai ser apresentada a síntese final das conclusões de quatro painéis e apresentação de ideias estratégicas para o futuro do Voluntariado.
A sessão de encerramento do 2.º Congresso Português do Voluntariado, para além de Eugénio Fonseca, conta com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva.
CB/OC