Lisboa: Conferência Episcopal saúda nomeação de D. Rui Valério como patriarca

Bispos sublinham «dinamismos pastorais e espirituais» da JMJ 2023

Foto: Agência ECCLESIA

Lisboa, 10 ago 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou hoje a nomeação de D. Rui Valério como patriarca de Lisboa, sublinhando que a diocese “acaba de viver um dos momentos mais altos da sua história” com a realização da JMJ 2023.

“Que D. Rui Valério seja abençoado pela força do Espírito no serviço pastoral a que é chamado como pastor no Patriarcado de Lisboa e que os dinamismos pastorais e espirituais celebrados na JMJ continuem presentes na renovação da Igreja em Lisboa, para que seja cada vez mais sinodal, missionária, evangelizadora e acolhedora de todos”, refere uma nota do episcopado, enviada à Agência ECCLESIA.

A CEP manifesta ainda o seu agradecimento a D. Manuel Clemente, patriarca desde 2013, “pelo contributo notável que teve ao longo destes anos ao serviço do Patriarcado de Lisboa e da Igreja em Portugal”.

O Papa Francisco nomeou hoje D. Rui Manuel Sousa Valério, até agora bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, como patriarca de Lisboa, em substituição do Cardeal D. Manuel Clemente, de 75 anos, que será administrador apostólico até à tomada de posse canónica do seu sucessor.

D. Rui Valério tem 58 anos de idade e é natural da Urgueira, no Concelho de Ourém, contando no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares.

Membro da congregação dos Padres Monfortinos, fez a profissão perpétua em outubro de 1990 e recebeu a ordenação sacerdotal a 23 de março de 1991, em Fátima.

Como sacerdote, esteve nas paróquias do Concelho de Castro Verde, na Diocese de Beja, primeiro como coadjutor, de 1993 a 1995, e depois como pároco, de 2001 a 2007.

Foi também coadjutor na Póvoa de Santo Adrião, no Patriarcado de Lisboa, de 1996 a 2001 e nomeado pároco em 2001, missão que exercia antes de ser nomeado bispo pelo Papa Francisco, a 27 de outubro de 2018.

Em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, o novo patriarca foi um dos 1071 sacerdotes enviados pelo Papa Francisco como “missionário da misericórdia” às comunidades de todo o mundo.

D. Rui Valério foi ordenado bispo a 25 de novembro de 2018 no Mosteiro dos Jerónimos, em cerimónia presidida por D. Manuel Clemente.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, tem funções de delegado para as relações bispos/vida consagrada e é membro da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização.

OC

Lisboa: D. Rui Valério é o novo patriarca de Lisboa

Partilhar:
Scroll to Top