Lisboa, 13 dez 2025 (Ecclesia) – A igreja de São Nicolau, em Lisboa, recebe o concerto de Natal ‘Entre Virtuosismo e Espiritualidade’, uma iniciativa da Égide – Associação Portuguesa das Artes, com entrada livre, este sábado, dia 13 de dezembro, às 19h00.
O programa apresenta duas obras de “grande força expressiva: o Concerto para Violoncelo, Op. 33, de Camille Saint-Saëns, e a Missa Ad Astra, do compositor português Rui Paulo Teixeira, num diálogo entre a exigência técnica e a profundidade espiritual”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O concerto de Natal ‘Entre Virtuosismo e Espiritualidade’ reúne em palco mais de cem artistas da Orquestra Clássica do Centro e do Coro Ricercare, tem direção musical do maestro Sérgio Alapont, a interpretação conta com a participação de Lauro Lira (violoncelo), Ricardo Toste (órgão) e um elenco de solistas composto por Eva Braga Simões (soprano), Maria João Gomes (mezzo-soprano), Tiago Sousa (tenor) e Nuno Mendes (baixo).
O público é convidado a “uma experiência artística intensa e envolvente, marcada pela riqueza tímbrica da Orquestra Clássica do Centro e pela excelência vocal do Coro Ricercare, um dos mais destacados grupos corais portugueses, amplamente reconhecido pelo seu papel na divulgação de música de compositores portugueses dos séculos XX e XXI”.
Fundada em 2001 e sediada em Coimbra, a Orquestra Clássica do Centro mantém uma atividade “contínua de valorização da música erudita em Portugal, promovendo igualmente o contacto com as comunidades”.
LFS
