Lisboa, 03 mai 2014 (Ecclesia) – As comunidades africanas da diocese de Lisboa vão celebrar este domingo na Apelação a festa de São Salvador do Mundo.
Esta festa, celebrada no 3º domingo de Páscoa na Apelação (arredores da capital), tem a sua “origem da zona de Picos, no interior da ilha cabo-verdiana de Santiago” e nasceu da “necessidade de retomar uma tradição vivida por muitos imigrantes cabo-verdianos e residentes no bairro da Quinta da Fonte e Lisboa, com o objetivo de proporcionar a comunidade local um momento de partilha e convergência sãs em torno da paz”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Uma das características desta celebração, principalmente na parte religiosa, “é a sua capacidade de integrar todos”, lê-se
Este ano, o reportório, para além do português, contempla línguas faladas em Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Senegal sem faltar a língua cabo-verdiana.
“Esta é uma herança da própria Capelania Africana da Diocese de Lisboa onde a alegria e a magia próprias das celebrações africanas que são, desta feita, transportadas para a capital portuguesa”, revela a nota.
A organização da festa está a cargo da Associação «Avançar» que tem nesta festa um ponto forte das suas atividades anuais com a comunidade de Apelação.
LFS