Lisboa: Colóquio «Filosofia, Consciência e Crise Social» na Universidade Católica

Hoje e este sábado, entre as 09h00 e as 18h00

Lisboa, 29 jan 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai promover em Lisboa  o Colóquio ‘Filosofia, Consciência e Crise Social’, hoje e este sábado.

“Dotar educadores e professores de ferramentas com vista a proporcionar oportunidades de desenvolvimento de um pensamento ético e político, crítico, responsável e socialmente empenhado”, é o primeiro objetivo deste colóquio, revela o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O professor Mendo Henriques, que íntegra as comissões científica e organizadora deste evento, informa que têm mais cinco propósitos na realização desta iniciativa, como: “Discutir princípios configuradores da igualdade, da justiça e da paz como princípios legitimadores das sociedades equitativas e inclusivas.”

Este curso de formação é realizado em parceria entre o Centro de Formação de Escolas António Sérgio e o  CEFi – Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa.

Com o colóquio ‘Filosofia, Consciência e Crise Social’, a organização pretende ainda, por exemplo, que os docentes tomem consciência do “carácter limitado, mas sempre em construção dos saberes”, mesmo dos mais assegurados, bem como discutir temas/problemas do mundo contemporâneo que “configuram os currículos, articulando-os com pensadores do século XX”.

Os participantes vão ter oportunidade de desenvolver um pensamento crítico sobre a “crise social e a globalização, a responsabilidade ecológica, a educação”.

O colóquio hoje e este sábado, decorre entre as 09h00 e as 18h00, no Edifício Antigo, Anfiteatro 1, e integra para além dos seminários e debates seis oficinas filosóficas e o formando deve “selecionar duas”, uma em cada dia.

No primeiro dia pode escolher entre ‘Aconselhamento filosófico e felicidade’, por Jorge Humberto Dias; ‘Filosofia, arte e comunicação’, com Luísa Borges e Joaquim Pinto com o tema ‘Motricidades do processo dialógico: Imanência, transpessoalidade na pessoa humana’, todos do CEFI.

No segundo dia de colóquio, a organização disponibiliza os temas ‘Filosofia das emoções’, com Dina Mendonça; Inês Bolinhas, da UCP, apresenta ‘Ética, filosofia e globalização’ e ‘A Filosofia na Lusofonia’, por Paulo Borges, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O evento de entrada gratuita tem “inscrição obrigatória” através do endereço https://goo.gl/5CXXNQ .

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top