Lisboa: Clero do patriarcado vai refletir sobre lugar da Bíblia na Cultura e na Liturgia

Lisboa, 15 jan 2018 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove as suas jornadas de formação do clero, dedicada ao tema ‘A Palavra bela, verdadeira e boa’, entre 23 e 25 de janeiro, no Seminário dos Olivais, em Lisboa.

No seu sítio online, o Patriarcado informa que as Jornadas de Formação Permanente do Clero de Lisboa contam com a presença do cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, e dos seus bispos auxiliares, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás.

O primeiro dia vai ser dedicado à Palavra na cultura e nos bens culturais tendo como oradores o padre José Tolentino Mendonça com o tema ‘Do belo à Palavra’, a professora catedrática Luísa Leal Faria sobre ‘Da Palavra à Literatura’, o padre António Pedro Boto apresenta ‘Património e Palavra de Deus’ e o ator Júlio Martin fala sobre ‘Artes cénicas e Palavra de Deus’.

A 24 de janeiro destaca-se a participação do padre espanhol César Izquierdo, da Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, entre os oradores, para falar sobre ‘A Palavra verdadeira’.

Ainda no segundo dia de formação, os participantes vão ouvir o diretor do Secretariado Nacional de Liturgia e o diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, respetivamente o padre Pedro Lourenço e o padre Tiago Neto, sobre a ‘Palavra de Deus na liturgia’ e a ‘Palavra de Deus na catequese’.

No terceiro e último dia de Jornadas de Formação Permanente do Clero, no Seminário dos Olivais, são apresentadas três temáticas – Bíblia e Moral; Bíblia e Pastoral Familiar; Bíblia e Trabalho – pelo cónego Nuno Amador, do Patriarcado de Lisboa, Nuno Fortes e o presidente da ACEGE –  Associação Cristã de Empresários e Gestores, João Pedro Tavares.

CB

Partilhar:
Scroll to Top