«Pelas Sombras», de Catarina Mourão, abre iniciativa conjunta do Departamento de Cinema da Universidade Lusófona e da Secção de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Lisboa, 16 Mar (Ecclesia) – A projecção do filme «Pelas Sombras», de Catarina Mourão, inicia hoje um ciclo mensal de cinema e espiritualidade na Capela do Rato, em Lisboa.
Esta é uma iniciativa conjunta do Departamento de Cinema da Universidade Lusófona e da Secção de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Catarina Mourão vai marcar presença na sessão, durante a qual vai ser projectado o seu filme «Pelas Sombras», que documenta a vida e obra de Lourdes Castro, numa homenagem à luz e transparência da artista madeirense.
Escolha do júri Signis para atribuição do «Prémio Árvore da Vida» na passada edição do Indielisboa, o filme e a sua passagem pela Capela cumprem o que, nas palavras do Padre Tolentino de Mendonça, é “o cinema como lugar teológico, também lugar sacramental, pois está a ver o mais profundo do coração humano”.
Além da projecção do filme, a sessão quer ser “um convite à reflexão e aprofundamento das relações entre Cinema e Igreja”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela organização.
Nesse sentido, a sessão conta ainda com os contributos do Padre e poeta Tolentino de Mendonça; de Inês Gil, professora de cinema e fotografia da Universidade Lusófona e de Paulo Pires do Vale, professor de filosofia da Universidade Católica Portuguesa.
MA/OC