Pastoral Universitária vive este sábado a bênção de finalistas 2018
Lisboa, 18 mai 2018 (Ecclesia) – O Centro Universitário Católico de Lisboa (CeUC) – Pastoral Universitária está a dinamizar no atual ano letivo o projeto-piloto ‘Pastoral Erasmus’ dedicado aos alunos estrangeiros que chegam à capital e “precisam de ser acolhidos pela Igreja”.
“Temos a missão de acolher os alunos de Erasmus que vêm até nós. Chegam a Lisboa e precisam de ser acolhidos pela Igreja”, disse Rita Rocha Pinto em declarações à Agência ECCLESIA.
A estudante de Engenharia Biomédica explica que este é considerado o ano-piloto da Pastoral Erasmus e destaca que no Advento 2017 promoveram “Missas em inglês, seguidas de convívio.
“Foram muito boas para perceber que havia estudantes Erasmus interessados em viver a fé em Portugal e em comunidade e havia estudantes portugueses que, mesmo sendo missa em inglês, quiseram conhecer estas pessoas”, desenvolve a jovem natural da Diocese de Santarém.
Outra atividade, acrescenta, foi na Páscoa, a 1 de abril, onde desafiaram “famílias portuguesas a acolher estuantes de Erasmus” e o “feedback foi muito positivo dos dois lados”.
A divulgação, conta Rita Rocha Pinto, foi muito através dos Departamentos de Mobilidade das universidades mas, essencialmente, pelos NEC e a partir dai esperam que os alunos os contactem “primeiro por email ou facebook” e tentam “perceber o que eles procuram”.
Em termos de variedade, a equipa sente que “a maior procura” é de universitários polacos, italianos, espanhóis, ingleses, brasileiros, faculdades onde os NEC – Núcleos de Estudantes Católicos – têm uma “forte influência”
Quando recebeu o convite a entrevistada disse “logo que sim”, que fazia sentido e “queria pertencer” à Pastoral Erasmus.
A finalista de Engenharia Biomédica teve duas experiências de Erasmus na Holanda, que foram diferentes, e que “motivou a pertencer” à nova equipa.
“Numa tive uma experiência de Igreja comunitária porque estava inserida numa universidade católica que celebrava missas ao domingo, em inglês, e havia uma comunidade. Na outra experiência não consegui sentir isso. Era uma cidade maior, tinha de ir à missa sozinha e senti que fazia a diferença”, contextualiza a entrevistada.
A equipa da Pastoral Erasmus é constituída por sete pessoas de diferentes faculdades, movimentos e paróquias, o que “enriquece” o grupo e que é o espelho do que os Erasmus “também são um bocadinho”, ou seja, “pessoas diferentes que se juntam num sítio comum”.
A Pastoral Universitária em Lisboa vive este sábado um momento grande com a celebração de bênção de finalistas, este sábado, 19 de maio, às 11h30, na Alameda da Universidade, em Lisboa.
A celebração que vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, tem este ano como lema-compromisso ‘Cuidar do Presente, Construir o Futuro’, da carta do Papa Francisco aos jovens.
O Patriarcado de Lisboa informa que vai transmitir a celebração em direto na internet, mais concretamente no seu sítio online e na sua página na rede social ‘Facebook’.
O Serviço Diocesano da Pastoral Universitária de Lisboa foi criado em 1982, pelo então cardeal-patriarca D. António Ribeiro, com a missão de “fomentar, dinamizar e coordenar” a presença da Igreja no mundo universitário.
Ao longo da próxima semana o programa ‘Ecclesia’ na rádio vai apresentar todas as noites diferentes projetos e vivências na universidade, a partir das 22h45, na ‘Antena 1’ da rádio pública.
SN/CB