Lisboa: Centenas de jovens são esperados na Baixa para agradecer a Bento XVI e rezar pela eleição do sucessor

Iniciativa é promovida pela plataforma de movimentos «Eu Acredito», envolvida no acolhimento ao Papa em 2010

Lisboa, 22 fev 2013 (Ecclesia) – Centenas de jovens são esperados na Baixa de Lisboa esta quinta-feira, à hora marcada para Bento XVI renunciar o pontificado, 19h00, num encontro de oração pelo Papa e o seu sucessor.

O programa começa às 19h00 com a concentração no largo de São Domingos, e meia hora depois é celebrada missa na igreja com o mesmo nome, a que se segue um tempo de oração.

A iniciativa é promovida pela plataforma ‘Eu Acredito’ que surgiu quando o Papa visitou Portugal, em maio de 2010, explicou hoje à Agência ECCLESIA o diretor do Departamento da Juventude do patriarcado lisboeta.

“O ‘Eu Acredito’ foi uma mobilização fantástica dos jovens a partir de vários movimentos e estruturas diocesanas de Lisboa, além de ter sido um milagre de comunhão”, recordou o padre Carlos Miguel Gonçalves.

A plataforma, caracterizada por t-shirts azuis, envolve as Equipas Jovens de Nossa Senhora, movimento de Schoenstatt, Centro Universitário Padre António Vieira e os secretariados diocesanos da Juventude, Vocações e Pastoral Universitária.

“Mais do que fazer um programa cheio de atividades e dinâmicas, queremos voltar a deixar uma marca na cidade, mesmo que discreta”, sublinhou João Valentim, da organização.

Após a missa está previsto um momento de oração com o objetivo de “rezar pelo Papa e absorver todas as mudanças que estão a acontecer e de que ninguém estava à espera”, acrescentou.

O convite para “agradecer ao Papa pelo seu pontificado” é especialmente dirigido aos jovens, a quem se pede que enverguem a t-shirt ‘Eu Acredito’, mas o programa está “aberto a qualquer pessoa”, salientou João Valentim.

“Esta altura tão importante e delicada da vida da Igreja espoletou o amor ao Papa, da parte dos jovens, e a vontade de dizer ao mundo que estamos com Bento XVI até ao fim do seu pontificado”, frisou o padre Carlos Gonçalves.

Com a iniciativa pretende-se também rezar pelo novo Papa, “pedindo ao Espírito Santo para que intervenha” na eleição, referiu o sacerdote.

A 11 de maio de 2010 os jovens do movimento ‘Eu Acredito’ percorreram o trajeto entre o Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço, praça onde Bento XVI presidiu à missa.

Após a celebração os jovens juntaram-se para rezar e cantar junto à Nunciatura Apostólica, onde o Papa jantou.

Também na quinta-feira o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, preside na sé local, pelas 19h00, a uma missa de “ação de graças pelo pontificado do Santo Padre”, refere uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.

“Com este gesto, os cristãos de Coimbra, unidos ao seu Bispo, louvam o Senhor pelos quase oito anos de ministério papal de Bento XVI, pelos seus ensinamentos; pela forma simples como conduziu a Igreja; pelo diálogo que sempre promoveu com a cultura e o mundo do saber; pela coragem da denúncia profética; pela fidelidade à Tradição e à Verdade da fé”, assinala o comunicado.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top