Colaborador do Papa rezou junto do memorial popular, onde já estava uma coroa de flores
Lisboa, 13 set 2025 (Ecclesia) – O Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, rezou e homenageou as vítimas do acidente no Elevador da Glória, na manhã deste sábado, 13 de setembro, no início da Calçada da Glória (Praça dos Restauradores).
“Estamos aqui reunidos, caros irmãos, para cumprir um dever humano e cristão: acompanhar e rezar confiando ao Senhor os nossos irmãos que sofreram o doloroso acidente aqui ocorrido. Rezamos pelos feridos e pelas suas famílias para que com a ajuda de Deus, dos profissionais de saúde e dos seus familiares recuperem a saúde e possam retomar as anteriores ocupações”, disse o cardeal Pietro Parolin, citado pelo Patriarcado de Lisboa, na sua página na internet.
“Rezamos pelos que perderam a vida, para que Deus os acolha na sua morada e as suas famílias e amigos sintam a consolação e esperança que só Deus pode dar. Rezamos por todos os que estiveram envolvidos nas operações de socorro para que Deus os recompense da sua entrega no socorro e no conforto dos irmãos.”
O secretário de Estado da Santa Sé acompanhado pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, rezou “por todas as vítimas” do acidente do Elevador da Glória, junto à coroa de flores brancas e amarelas que foi depositada no local.
“Este momento de oração e homenagem às vítimas teve lugar por vontade pessoal do Secretário de Estado da Santa Sé”, assinala o Patriarcado de Lisboa.

O cardeal Pietro Parolin e D. Rui Valério estiveram acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica em Lisboa, monsenhor José António Teixeira Alves, para além de outros representantes e membros da representação do Vaticano, da autarquia e da diocese, entre os quais o bispo auxiliar D. Alexandre Palma.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na tarde do dia 3 de setembro (quarta-feira), e causou vários mortos e feridos; o Papa Leão XIV enviou uma mensagem de condolências às vítimas do acidente, rezando pelos mortos, feridos, famílias e todos os envolvidos nas operações de socorro.
“O Sumo Pontífice, informado da triste notícia do acidente ocorrido ontem em Lisboa, do qual se registam várias vítimas mortais e feridos, pede a vossa excelência que transmita às famílias enlutadas sentidas condolências, bem como a sua proximidade espiritual”, lia-se no texto, enviado ao patriarca de Lisboa, através do secretário de Estado do Vaticano.
A viagem do secretário de Estado do Vaticano a Portugal, de 12 a 14 deste mês, começou com uma visita ao Santuário de Fátima, onde participou no início da Peregrinação internacional Aniversária de 13 de setembro – esta sexta-feira na oração do terço e celebração da Palavra, e, este sábado, presidiu ao terço na Capelinha das Aparições.
O cardeal Parolin vai participar hoje no Jubileu das Autoridades Civis, promovido pelo Patriarcado de Lisboa, e encontrará o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e está prevista uma visita de cortesia ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, este domingo, 14 de setembro, segundo o programa da visita, publicado pela conta @TerzaLoggia da Secretaria de Estado do Vaticano, na rede social X, no sábado, o cardeal Parolin vai rezar o terço na Capelinha das Aparições (Cova da Iria) e, em seguida, irá a Lisboa, onde está prevista uma parada para oração no local do acidente do Funicolar da Glória, um dos elevadores históricos da cidade, que descarrilou no dia 3 de setembro, causando mortos e feridos. |
LFS/CB