D. Manuel Clemente lembrou a missão de levar Cristo a todos, sobretudo aos «mais pobres e frágeis»
Lisboa, 04 dez 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa ordenou este domingo um sacerdote e seis diáconos, numa celebração na igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos.
Na sua homilia, publicada online, D. Manuel Clemente apelou a uma “disponibilidade acrescida” na vivência cristã, e sobretudo na atenção aos mais desfavorecidos, numa altura em que se aproxima o Natal, um dos tempos litúrgicos mais significativos para a Igreja Católica.
Aquele responsável católico salientou que “o encanto especial desta quadra” só será inteiramente vivido, e testemunhado “a este mundo”, se cada cristão for mensageiro da “conversão ao Senhor que vem”.
E para isso, apontou o cardeal-patriarca de Lisboa, é preciso saber aproveitar o tempo de Advento, de preparação do Natal, que está a decorrer.
“O Advento de hoje adianta-se em cada momento em que acolhemos a Cristo que nos chega pela Palavra, pelos Sacramentos e pelos outros. E em que somos sinal de Cristo, que por nós se quer aproximar de todos, em especial dos mais pobres e frágeis”, exortou D. Manuel Clemente.
Na celebração nos Jerónimos, foi ordenado um sacerdote da Província Portuguesa dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas), o padre Rafael da Costa Gomes; e seis diáconos.
Três alunos do Seminário dos Olivais, João Luís Quintas, Tiago José Esteves, e Paul Binoy (Diocese de Cochim, Índia); e outros três do Seminário Redemptoris Mater, em Caneças, Danele Bernacchia, Gaetano Catalano e José Samir Benavides.
A estes novos membros do clero, D. Manuel Clemente pediu também atenção a “Cristo que bate à porta”, por intermédio de tantas pessoas com quem se irão cruzar no decurso da missão, junto das comunidades para onde serão enviados.
“Quando recebemos Cristo, Ele assimila-nos a si, para também por nós chegar a todos”, frisou o cardeal-patriarca.
JCP